Ladário

Ladário: Primeira noite de festa teve apresentações de danças típicas e quadrilha

 

A primeira noite do São João Pantaneiro foi de muitas apresentações culturais que reviveram a tradição das danças de raiz. Katira, polca paraguaia, carimbó e quadrilha foram apresentadas por alunos das escolas da REME, do Projeto Semear e pela APPIL. Foi uma noite tranquila de festa familiar, um verdadeiro Arraial de São João dentro do Pantanal.

“Estamos fazendo uma festa pequena, singela, mas é o que temos condições de fazer sem onerar os cofres públicos”, disse o prefeito Carlos Ruso salientando a preocupação com as finanças do município. “Este ano é de adequações, estamos enfrentando uma crise, mas eu peço a paciência de todos vocês porque nós estamos arrumando a casa”, afirmou ele.

A participação de todas as secretarias e fundações no evento que é capitaneado pela Fundação Municipal de Cultura ajudou a melhorar a organização e a qualidade do São João Pantaneiro. A festa é tradicional e de muita religiosidade e fé. Alguns devotos acreditam que São João é mais casamenteiro do que Santo Antônio e que se passar sete vezes em baixo do andor, arruma casamento na certa.

A noite de hoje deve ser mais agitada, pois é na véspera do dia 24, dia de São João, que tudo acontece. Às sete horas da noite vai ter Missa Sertaneja Campal na Avenida 14 de Março esquina com a Rua Conde de Azambuja. O padre Celso Ricardo vai fazer a celebração que deve relembrar a história de São João e a instituição do sacramento do batismo.

Depois da missa tem o levantamento do mastro feito pelos cururueiros, uma das mais antigas manifestações culturais do Pantanal. Eles tocam a viola de cocho que é feita do tronco da ximbuva, uma árvore nativa da planície pantaneira. Antigamente, usavam-se as tripas do macaco bugio como cordas da viola, hoje elas são de nylon. O grupo também tem outros dois instrumentos, o ganzá e o mocho.

Hoje também vai ter concurso de andores e a descida em procissão para o Porto onde os devotos vão banhar o santo. A Praça de Alimentação está com dezenas de barraquinhas oferecendo comidas típicas e bebidas. Sarravulho, paçoca de carne seca, arroz carreteiro, empadinha e outras guloseimas da época, além de quentão, batidinhas e bebidas geladas. (Assessoria de Imprensa-PML)