Ladário

CRAS encerra mês das mulheres com palestra

 

Prefeito de Ladário, Carlos Anibal Ruso Pedrozo participou do encerramento (Foto: PML)

Ladário (MS) – No encerramento do mês das mulheres, o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), reuniu centenas de mulheres para assisti a palestra do delegado Sam Ricardo Aranha Suzumura, que falou a respeito dos direitos que as mulheres têm de se defender legalmente e das agressões que elas sofrem, muitas vezes, sem mesmo saber que estão sendo vítimas de crimes, como os de agressão moral.

“O que a gente precisa é empoderar as mulheres de seus direitos. Umas não tem consciência de seus direitos, outras têm e não fazem questão de utilizá-los”, disse o delegado. Ele alertou para o fato de que existem legislações específicas para proteger as mulheres e que elas não podem abrir mão desse direito de fazer uso delas.

Ainda durante o evento, o delegado adiantou que logo a Defensoria Pública vai estar atuando no Município para dar suporte aos processos, tanto os que tratam da Lei Maria da Penha, quanto os outros que envolvem as mulheres que não têm condições de pagar um advogado, sequer para se separar de um marido agressor. “O prefeito Ruso já acenou positivamente, já foi feito o acordo e nós oferecemos a delegacia para que a Defensoria Pública faça lá o atendimento”, afirmou Sam. A defensoria atende gratuitamente o cidadão.

Para a secretária de Assistência Social, Andressa Paraquett, que comanda a pasta que tem como responsabilidade desenvolver atividades para capacitar, valorizar e proteger as mulheres ladarenses, encontros como esses ajudam a melhorar a conscientização. “Pra nós é fundamental marcar o encerramento de um mês com atividades específicas voltadas às mulheres, e lembrar que não é 8 de março, não é março, o dia das mulheres é todos os dias”, afirmou ela.

Andressa também ressaltou a importância da presença do prefeito Carlos Ruso, que ajudou a solidificar ainda mais o empoderamento feminino ao declarar que há 40 anos é comandado pela mulher e, por isso, chegou ao sucesso”. E Ruso, realmente afirmou que “vocês mulheres já estão no comando. Não se deixem coagir pela violência, lutem pelos seus direitos, falta o melhoramento dos salários, briguem por isso. Em nossa administração, a maior parte do corpo de funcionários é de mulheres, isso porque existe competência no que fazem”. (Assessoria de Imprensa-PML)

 

Por: Da Redação