Ladário

Ladário abre Semana da Pátria com Marinha e estudantes da REME

 

A abertura da Semana da Pátria, nesta sexta feira, 01 de setembro, em frente ao coreto da Praça 2 de Setembro, valorizou os sentimentos de civismo e patriotismo. Oficiais e praças da Marinha estiveram presentes e a Banda Marcial do 6º Distrito Naval executou os hinos a Ladário, Independência e o Hino Nacional Brasileiro.

“O hasteamento da nossa bandeira, que é o maior símbolo que nós temos, significa a independência do nosso Brasil”, disse o contra almirante Luiz Octávio Barros Coutinho, comandante do 6º Distrito Naval. Ele lembrou que a independência foi conquistada a duras penas e que foi preciso uma guerra para isso. “Por isso, essas crianças presentes aqui, cantando o hino nacional, o hino à independência, isso causa civismo, isso traduz um sentimento de pertencimento ao país”, afirmou.

Para o prefeito Carlos Ruso, a importância de se festejar datas como essa, é justamente avivar o patriotismo nos estudantes. “É como nos velhos tempos em que nós cantávamos os hinos na escola, antes de entrar. E agora, nós precisamos intensificar essa prática”, disse o prefeito que recebeu uma resposta positiva e imediata da secretária municipal de Educação, Sara Regina de Almeida.

“A criançada veio afiada para cantar o hino à Ladário, o hino nacional e o hino à Independência. E nós, vamos trabalhar esse sentimento ainda mais na REME, afirmou Sara. Ainda segundo ela, este é um período especial para os mais de quatro mil estudantes da rede municipal. “Este é o momento que os alunos esperam o ano todo, o momento em que eles apresentam para a comunidade, faz parte da cultura do município. E nós já estamos na expectativa para o desfile cívico militar de amanhã”, concluiu.

As festividades da Semana da Pátria vão até o dia 7 de Setembro, quando se comemora a Independência do Brasil. O hino nacional faz alusão à independência, no verso que diz: “conseguimos conquistar com braço forte”, significando que Dom Pedro II ergueu seu braço direito empunhando a espada para decretar o desvinculamento do Brasil, de colônia de Portugal, às margens do rio Ipiranga, dizendo: “independência ou morte”. (Assessoria de Imprensa-PML)