Ladário

Ladário: 1º Caminhada “Outubro Rosa” marca inicio do mês dedicado a prevenção do Câncer de Mama

 

Dezenas de pessoas se reuniram na manhã desta sexta-feira, 6 de outubro, no Monumento do Peixe, em Ladário, para caminhar até a sede da prefeitura municipal, em prol do mês de conscientização mundial contra o câncer de mama. A primeira Caminhada do Outubro Rosa realizada na cidade contou com o apoio da Rede Feminina de Combate ao Câncer, servidores, representantes do poder executivo e população em geral.

Mesmo que ainda tímida por ser a primeira, o ato é válido para alertar mulheres sobre o risco da não prevenção. Além de demostrar certa autonomia de Ladário em relação a Corumbá, de onde depende de diversos recursos médicos para a população.

Durante todo o mês de outubro, um programa especial de oferta de exames preventivos está disponível as mulheres residentes em Ladário. As unidades básicas de saúde da cidade estão trabalhando em horários especiais, principalmente no turno da noite, para realização do exame preventivo e uma avaliação das mamas.

Luciana Cândia, presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer, parabenizou Ladário pela iniciativa e agradeceu ao convite. “As pessoas devem ter ciência de que a caminhada não é apenas por sua blusa rosa e participar, o real motivo é a prevenção e a atenção aos pacientes que lutam contra a doença. Em Corumbá estamos no quinto ano de caminhada e tenho certeza que em Ladário também vai continuar, ano que vem vamos engrossar o caldo e unir forças em combate ao câncer”.

Simone Roca, Gerente de Atenção a Saúde, da secretária de saúde do município, afirmou que este é um ano especial para a saúde de Ladário, “montamos um cronograma diferenciado para nossas rotinas, a começar pela realização da Caminhada, seguido do mutirão para preventivos nas unidades básicas de saúde, a menor suspeita detectada na avaliação clínica das mamas, a paciente será encaminhada para fazer um exame complementar, mamografia para as maiores de 40 anos e ultrassonografia para as mais jovens”. (Capital do Pantanal)