Ladário

Ladário: Festeiros celebram São João Baptista durante tradicional Missa Sertaneja

 

Tradicional na região de Ladário, durante o São João Pantaneiro, o qual também abre a festança no último dia do arrasta-pé, a Missa Sertaneja, atraiu centenas de devotos do Santo São João Baptsita, na noite desta segunda-feira, 23 de junho, na Paróquia Nossa Senhora dos Remédios. O prefeito José Anotonio Assad e Faria, acompanhado da primeira dama e Secretária de Políticas Sociais e Cidadania, Gisele Maria Saab Assad e Faria, participou da celebração religiosa e falou da importância de se manter essa tradição durante os festejos juninos em Ladário.

“É sem duvidas uma verdadeira manifestação religiosa e cultural do nosso povo. Aqui queremos relembrar a passagem de São João Baptista, além de agradecer pelas nossas conquistas. Tradição que deve ser passada de geração para geração, mantendo viva essa história em nossa cidade”, disse o prefeito.

A Missa Sertaneja foi realizada pelo Páraco e Reitor do Santuário Mariano de Nossa Senhora dos Remédios Padre Celso Ricardo, que na oportunidade destacou a Missa como um dos grandes atos no São João Pantaneiro e também dos preparativos para a festa religiosa em homenagem a padroeira de Ladário, Nossa Senhora dos Remédios.

“A Missa Sertaneja, já é tradicional durante os festejos juninos, queremos relembrar João Baptista e o batismo de cada um de nós, ele veio para preparar o caminho para o senhor. Outro ato marcante é à entrada do mastro, uma verdadeira religiosidade popular do nosso povo. Agora o nosso foco, são os preparativos para a maior festa religiosa mariana da região Centro-Oeste, que é celebrado em outubro, dia de Nossa Senhora dos Remédios”, disse o Padre.

Durante a Missa, a Imagem de São João Baptista foi banhada, seguindo a tradição dos festeiros, que seguem até o Porto Álvaro, onde acontece um dos momentos mais marcantes do São João Pantaneiro, que é o Banho de São João, as margens do Rio Paraguai.

Logo em seguida, o mastro de São João Baptista foi suspenso no centro da Praça de Nossa Senhora dos Remédios. Dando continuidade em uma das festas mais tradicionais da região do Pantanal, o público acompanhou a apresentação do Grupo de Cururueiros de Ladário composto por José Cabral da Silva (Zé Pretinho), na Viola de Cocho; João Damazio de Pinho (João da Bomba), no Ganzá; Sebastião de Souza Brandão, na Viola de Cocho; Antonio de Souza Brandão, no Ganzá; e Vitalino Soares, na Viola de Cocho.

Festa Nossa Senhora dos Remédios

Nossa Senhora dos Remédios, padroeira de Ladário, comemorado no dia 24 de outubro, é dona da fé e da devoção do povo Ladarense. Todos os anos, o mês de outubro é a época de prestar homenagens, render louvores pelas graças alcançadas, renovar a fé e pedir as bênçãos da Virgem Santa.

“Adianto que a nossa festa poderá contar com uma apresentação de um Padre muito famoso, onde dará um brilho a mais em um dos eventos mais importantes para Ladário. Será um momento de agradecer pelas graças alcançadas. É uma comemoração que atrai centenas de visitantes”, revelou o Padre.

 

 

Por: Da Redação