Ladário

Ladário tem 125 candidatos a vereador e 3 a prefeito

 

O município de Ladário tem 125 pedidos de registros de candidaturas a vereador no cartório da 50ª zona eleitoral. Mas notícias extraoficiais dão conta de que pelo menos um partido teria perdido o prazo e os candidatos estão fazendo o pedido individualmente, o que pode aumentar essa totalização. Os três candidatos a prefeito que passaram em convenção tiveram os nomes confirmados pelos partidos nos pedidos de registros na Justiça.

Com 11 vagas, a proporcionalidade fica em 11,3 candidatos por cadeira na Câmara Municipal. Mas é preciso prestar atenção na divisão de acordo com o coeficiente eleitoral, que é a divisão de votos válidos por partido ou coligação. Isso faz com que muitos candidatos sejam eleitos com menos votos do que outros que têm mais e não são eleitos. Essa proporcionalidade é mantida pela Justiça com a justificativa de que serve para fazer justiça aos partidos que têm menos condições.

Em Ladário, o candidato do PMN à Prefeitura, Carlos Ruso, pediu o registro de sua candidatura e de seu filho Alex Ruso como vice. O partido não fez nenhuma coligação e tem um único candidato a vereador. O PMDB tem como candidato a prefeito Munir Ramunieh e como vice a professora Rose Benzi. São 55 candidatos a vereador em coligações proporcionais e em uma única chapa do PMDB. Já o PT que tem como candidato à reeleição José Antonio Assad e Faria e como candidato a vice Sampaio Júnior (PTB), vai para a disputa com 69 candidatos a vereador de 4 coligações.

O PT fechou com outros dez partidos e o PMDB tem parceria com outras cinco siglas partidárias. Ladário tem 12.334 eleitores e no município, as eleições normalmente têm uma disputa ferrenha, tanto para a Prefeitura como para a Câmara. Além disso, é tradicional a renovação do Legislativo em mais de 50%. (Reportagem André Navarro – Diarionline)

 

Por: Da Redação