Ladário

Em Ladário, palestra marca o Dia Internacional da Luta pela Saúde da Mulher

O evento alusivo ao Dia Internacional da Luta pela Saúde da Mulher teve como público alvo às servidoras municipais

 

O evento alusivo ao Dia Internacional da Luta pela Saúde da Mulher teve como público alvo às servidoras

A Prefeitura Municipal de Ladário, através da Superintendência de Políticas Públicas para a Mulher, com apoio da Secretaria Especial de Integração de Políticas Públicas e da Secretaria de Saúde, organizou uma palestra com objetivo de mostrar a importância na realização do exame preventivo do câncer de colo uterino (Papanicolau). O evento alusivo ao Dia Internacional da Luta pela Saúde da Mulher aconteceu no antigo ‘Cine Ladário’ e teve como público alvo às servidoras municipais.

Clínico geral, doutor Julio Cesar

O clínico geral, doutor Julio Cesar, enfatizou em sua palestra o exame preventivo, “o exame ginecológico é um dos mais importantes exames para a saúde da mulher, além disso, o exame é simples, e tem reduzido as mortes por câncer de colo de útero”, destacou. Julio Cesar também falou sobre o sucesso do teste, “ele pode detectar doenças que ocorrem no colo do útero antes do desenvolvimento do câncer, pois o exame não é somente uma maneira de diagnosticar a doença, mas serve principalmente para determinar o risco de uma mulher vir a desenvolver a doença”.

A gerente de Assistência em Saúde, Marcela Barros Por Deus, falou sobre as ações que a Prefeitura de Ladário, por meio da Secretaria de Saúde do município vem desenvolvendo para cuidar da saúde da mulher ladarense, “este exame pode ser feito gratuitamente na Unidade Básica de Saúde em Ladário”. Marcela também disso sobre a redução do tempo de espera do resultado, “devido ao processo burocrático, antes o resultado demorava meses, porém conseguimos reduzir este prazo para 30 dias ou até menos, dependendo da demanda”, explicou.

A enfermeira e coordenadora de Saúde da Família, Elis Rosângela Ribas Flor, aproveitou a oportunidade para expor o projeto que será desenvolvido pela Saúde de Ladário, “vamos encaminhar para as secretarias municipais um formulário às servidoras que tiverem interesse na realização do preventivo, com intuito de cuidarmos também da saúde das mulheres que dão suporte no atendimento aos cidadãos ladarenses”, explicou.

A responsável pela pasta da Superintendência de Políticas Públicas para a Mulher, Jane Contu, agradeceu a presença das servidoras, “esse encontro foi fundamental para valorizarmos esta importante data”. Jane finalizou o evento convidando as mulheres presentes a participarem de um chá da tarde, com música ao vivo.

Galeria de Fotos

Clique AQUI e confira a Galeria de Fotos do evento.

 

Por: Douglas Assad Arruda