Ladário

Em Ladário, gestantes participam do encerramento do Mamãe Bebê com visita na maternidade

 

As futuras mamães ladarenses participaram na manhã desta terça-feira, 09 de julho, do encerramento do primeiro semestre do Programa Mamãe Bebê, Programa do Ministério da Saúde desenvolvido em Ladário. O projeto tem como objetivo estimular a inclusão no pré-natal, valorizar o aleitamento materno, debater o planejamento familiar e reduzir a taxa de mortalidade infantil e materna dentro do município. A ação é realizada por meio da prefeitura, através da Secretaria de Saúde.

Durante o encontro, as 80 gestantes puderam se envolver em brincadeiras que buscaram levar orientações até elas, como perguntas e respostas, ao quais no final, as vencedoras acabavam levando um brinde, que foi conseguido através de doações através do comércio local e até mesmo moradores que sempre participam de eventos realizados pela Saúde de Ladário.

“Foi uma forma que encontramos para aproximar ainda mais essas mulheres com os nossos profissionais da saúde, elas estão em um período de felicidade e sensível emocionalmente, algumas serão mães pela primeira vez, outras já passaram pela experiência, mas informações sobre a importância de uma gestação saudável é o nosso grande alvo”, disse o secretário de saúde Cleber Colleone.

Além disso, um dos momentos mais aguardados pelas futuras mamães foi à visita até a maternidade de Corumbá. “A visita é preconizada pelo Ministério da Saúde e o município é responsável, faz parte da política de humanização, são orientações necessárias até a hora do parto, com informações sobre a cesariana e parto natural, além de reforçar as seis consultas obrigatórias. O projeto nasceu para aproximar as gestantes e garantir a integração das mesmas com os agentes comunitários e enfermeiros que não medem esforços para levarem a diante esse o programa”, informou a Gerente em programas de Saúde de Ladário, Ana Cecilia Demarque Machado.

Ainda de acordo com Ana Cecilia, o evento foi realizado na sede da Associação Militar da Reserva da Marinha, localizada no bairro Alta Floresta II, já que essas localidades se concentram o maio número de gestantes cadastradas, aonde hoje, só em Ladário chega a 300.]

Para a dona de casa e mãe de primeira viagem, que está à espera de um menino, Ana Claudia Lopes, afirmou que os encontros foram importantes para ela e garantiram uma boa gestação, bem como a visita na maternidade, “foram informações mais do que importante, me levaram a ter muito mais conhecimento sobre a minha própria gravidez. Dentro da maternidade fiquei observando em detalhes os procedimentos, as profissionais foram bem legais, explicaram tudo. Agora sim, não estou nervosa e estou preparada para a chegada do meu príncipe”, falou emocionada.

Dentro da maternidade, as mães receberam informações sobre planejamento familiar, assistência social, amamentação e acima de tudo orientações sobre o parto. “Dá um pouco de medo, mais sei que todos os profissionais estão preparados e as orientações nos ajudam a manter a calma, além de reforçar o nosso papel como mulher e mãe”, destacou a mãe Dionar Flaviana, grávida de seis meses do segundo filho.

Todas as explicações foram levadas por meio da equipe da maternidade composta pela assistente social Elaine S. Fernandes e a sua estagiária Joana Ribeiro e a enfermeira responsável pelo local Nayane Mallgi.“Os procedimentos forma repassados passo a passo, mesmo sendo mamães de primeira viagem, elas foram bem orientadas, aqui na maternidade os atendimentos de qualidade, como elas mesmo observaram, vão ser vir para acalmá-las em um dos momentos mais especiais na vida delas”, indagou Nayane.

O Programa

Mamãe Bebê é resultado de esforços em equipe e ganhou força com a adesão da Rede Cegonha este ano, programa do Ministério da Saúde para complementar a atenção normalmente dada às gestantes. O programa nasceu em 2010, através da iniciativa da Secretaria de Saúde e tem intenção de estabelecer um vinculo profissional e afetivo entre as Estratégias de Saúde da Família e as gestantes do município.

Conforme balanço feito pela Saúde de Ladário, foram 41 encontros realizados com a participação de mais de 320 gestantes durante o ano de 2013. Ladário foi à primeira cidade do estado a receber 300 bolsas da Rede Cegonha. O projeto prevê a realização de seis meses de consultas durante o período gestacional e mais uma consulta após o parto. As gestantes que concluírem as consultas recebem um kit do projeto Mamãe e Bebê, composta por uma banheira e itens dos cuidados básicos com os bebês.

“Todos os trabalhos são realizados pelas equipes das Estratégias de Saúde da Família do município. Os Agentes Comunitários de Saúde tem papel de destaque, persistindo na busca das gestantes pela cidade”, finalizou Ana Cecilia.

 

Por: Da Redação