CorumbáLadário

Em Ladário, cerimônia militar celebra o Dia do Marinheiro

 

Cerimônia militar de aproximadamente uma hora, em frente ao Pórtico do 6º Distrito Naval de Ladário, comemorou nesta quarta-feira, 13 de dezembro, o “Dia do Marinheiro”. A data marca o nascimento do Patrono da Marinha do Brasil, Joaquim Marques de Lisboa, o Marquês de Tamandaré.

Personalidades civis e militares foram condecoradas com as medalhas do “Mérito Tamandaré” e de “Amigo da Marinha” pelo comandante do 6º Distrito, contra-almirante contra-almirante Luiz Octávio Barros Coutinho.

A estudante Ranielly Garcia da Silva, aluna do Ensino Médio do Colégio Salesiano de Santa Teresa, foi uma das premiadas do concurso de redação “Operação Cisne Branco”, promovido pela Marinha. Na categoria Ensino Fundamental, a vencedora foi Mariana Coutinho, do Colégio Militar de Campo Grande, foi premiada em nível distrital.

Leal Ferreira destacou que “apesar do período difícil que enfrentamos, em que se percebe uma descrença do povo brasileiro, ansioso por recuperar os valores morais e éticos que lhe são tão caros, nós, os homens do mar, temos preservado a firmeza e a serenidade, buscando superar obstáculos e avançar em nossos objetivos”.

Reconhecimento mundo afora

A carta do presidente Michel Temer ressaltou a importância da instituição militar para o país. “O trabalho da Marinha é decisivo para a preservação de interesses vitais do País. São nossos marinheiros que garantem a defesa de nossa soberania nos mares e nas águas interiores. São nossos marinheiros que asseguram a proteção de nossas linhas de comunicação marítima”.

Temer destacou o reconhecimento que a Força Naval tem mundo afora. “A Marinha do Brasil é constantemente chamada por países amigos para atividades de formação e treinamento de suas Marinhas. Do mesmo modo, aporta contribuição valiosa para a paz internacional. É o caso da participação na missão de paz no Líbano, onde cabe à Marinha do Brasil, há mais de seis anos, o comando da única Força-Tarefa Marítima sob a égide das Nações Unidas”.

A solenidade terminou com desfile da tropa. O assessor especial da Prefeitura de Corumbá, José Antonio Assad e Faria representou o prefeito Marcelo Iunes na cerimônia.