Ladário

Alunos da REME já recebem suplementação alimentar do NutriSus

 

Ladário (MS) – O programa tem com o objetivo garantir uma alimentação adequada e saudável para o pleno desenvolvimento da criança. Envolve o Ministério da Saúde, através do Sistema Único de Saúde (SUS), a Secretaria Municipal de Saúde e a Secretaria Municipal de Educação, além de contar com a parceria e a anuência dos pais dos estudantes.

“O NutriSus é uma suplementação vitamínica acrescentada na alimentação das crianças com idade de 6 meses a 3 anos e 11 meses”, explicou a nutricionista da Secretaria de Educação de Ladário, Laura Helena de Oliveira, responsável pelo cardápio da merenda escolar. “É uma forma encontrada de acrescentar vitamina para as crianças que estão justamente na fase em que precisam de suplementação”, afirmou.

Ainda segundo ela, o sachê não traz aquela antiga multimistura, que era uma receita caseira. O pozinho do NutriSus é uma seleção de vitaminas que estão sendo enquadradas para as crianças em idade de crescimento, formação e fortalecimento. Entre outras vitaminas, o suplemento traz a C, B-12 e B-6, mas só pode ser aplicado com autorização dos pais, já que, alguns dos estudantes já fazem o acompanhamento e a suplementação com orientação médica.

A meta é alcançar 384 crianças em um ciclo de 12 semanas, sendo que cada uma delas irá receber, no total, 60 sachês. “A gente acrescenta na alimentação uma vez ao dia, de preferência no jantar. Põe o sachê em uma primeira porção e elas comem, depois introduzimos o restante da alimentação”, esclareceu Laura. Ela ainda informou que a aplicação é feita durante 60 dias, e depois de um intervalo de 3 meses, retorna por mais 60 dias.

Os primeiros alunos a receberem a suplementação são os dos Centros de Educação Infantil Antônio Florêncio de Macedo, Rosa Pedrossian, Neusa Assad Malta e Ernesto Sassida. Com a estratégia da alimentação infantil com micronutrientes, vitaminas e minerais em pó, a intenção é garantir vida saudável para as crianças do município. “Favorece no crescimento, na dentição, desenvolvimento psicomotor, no melhoramento da atenção e do aprendizado. O suplemento vem para auxiliar nessa fase”, garantiu Laura Helena. (Assessoria de Imprensa-PML)

 

Por: Da Redação