Ladário

Dia do Assistente Social: comemoração e reflexão

m Ladário, elas são seis servidoras concursadas efetivas: Carmen Mercado Pedroza, Josinice Ferreira Munieri, Renatha Ribera de Oliveira, Renata Miceno Papa de Almeida, Suelene Miguel Dias e Deiza Fernandes

 

Em Ladário, elas são seis servidoras concursadas efetivas: Carmen Mercado Pedroza, Josinice Ferreira Munieri, Renatha Ribera de Oliveira, Renata Miceno Papa de Almeida, Suelene Miguel Dias e Deiza Fernandes

Neste 15 de maio, terça-feira, Dia do Assistente Social, a categoria promove evento comemorativo e reflexivo a partir das 8h no Centro de Convenções do Pantanal. Do encontro participam profissionais de Ladário e Corumbá. Hoje 48 assistentes sociais atuam nas Prefeituras das duas cidades. Em Ladário, elas são seis servidoras concursadas efetivas: Carmen Mercado Pedroza, Josinice Ferreira Munieri, Renatha Ribera de Oliveira, Renata Miceno Papa de Almeida, Suelene Miguel Dias e Deiza Fernandes.

Renata Papa de Almeida é coordenadora do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas). As assistentes sociais atuam também no Centro de Referência da Assistência Social (Cras). Duas delas prestam atendimento no Creas e uma na Secretaria Municipal de Saúde. Há uma proposta para a contratação de uma assistente social para a Secretaria Municipal de Educação e mais uma profissional para a Saúde para atender as demandas, que não são poucas.

De qualquer forma, o número de servidores efetivos contratados após concurso quadruplicou nos últimos três anos. “Houve um grande avanço em nosso setor, pois em 2009, no começo da gestão do prefeito José Antonio, havia apenas uma assistente social para prestar todo o atendimento da Prefeitura, e hoje somos em seis”, ressaltou Carmen Pedroza, ela mesma remanescente de 2008, com seis anos e meio de atividade na profissão. Renata Papa é a mais antiga da equipe, com 15 anos de atuação.

Nas discussões desta terça-feira no Centro de Convenções estará em pauta a nova carga horária de seis horas diárias estabelecida pela lei federal 12317 que ainda não foi implantada. Continuam em vigor as oito horas de trabalho para as assistentes sociais. Estará em debate a mudança do Estatuto do Servidor. Em Ladário, de acordo com as assistentes sociais, existem boas condições de trabalho, estrutura e equipamentos. “De uma forma geral, a profissão está crescendo, criando corpo”, afirmou Renata Papa.

PRINCÍPIOS

O assistente social é capaz de atuar nas expressões da questão social, formulando e implementando propostas para seu enfrentamento, por meio de políticas sociais públicas, empresariais, de organizações da sociedade civil e movimentos sociais. O assistente social é dotado de formação intelectual e cultural generalista crítica, competente em sua área de desempenho, com capacidade de inserção criativa e propositiva, no conjunto das relações sociais e no mercado de trabalho. O assistente social é comprometido com os valores e princípios norteadores do Código de Ética do Assistente Social. (Assessoria de Imprensa da PML)

 

Por: Da Redação