CorumbáLadário

Curso capacita pescadores de Ladário e Corumbá

Turma do Telecentro Maré - Polo de Ladário, no Centro Comunitário Boa Esperançaconta, com 34 alunos

 

Turma do Telecentro Maré, no Centro Comunitário Boa Esperança, conta com 34 alunos

Foi iniciada mais uma etapa de cursos previstos no cronograma de atividades do projeto de pesquisa “Unidade Demonstrativa de Produção de cachara em Tanques Rede no Pantanal”, coordenado pelo pesquisador Flávio Lima Nascimento. Desta vez, as aulas estão sendo ministradas para os alunos do Telecentro Maré – Polo de Ladário, projeto do MPA (Ministério da Pesca e Aquicultura), em parceria com o MEC (Ministério da Educação) e com o Instituto Federal do Paraná (por meio do Núcleo de Educação à Distância), que viabilizara a oferta de cursos técnicos de pesca e aqüicultura para as comunidades que têm no peixe a base de sua economia.

As atividades estão sendo desenvolvidas no Centro Comunitário Boa Esperança, em Ladário, para 34 inscritos. Durante as aulas os alunos estarão recebendo informações teóricas e práticas sobre a criação de peixes em tanque-rede nas condições do Pantanal.

Segundo o coordenador responsável pelo Telecentro Maré – Polo de Ladário, José Márcio Soares Mendes, as aulas contarão como atividade extracurricular para os alunos dos cursos técnicos em aquicultura e pesca: “os módulos normais dos cursos são compostos por conteúdos nacionais, que englobam temas mais gerais, como águas marítimas, casos e técnicas em diversos rio brasileiros, bem como espécies peixes comuns também em outras do país. Esta parceria com a Embrapa traz para dentro da sala de aula informações mais regionais, de acordo com a realidade do Pantanal, com suas particularidades, sendo mais próximo da realidade do dia a dia desses pescadores”, explicou o coordenador.

Os cursos previstos no projeto tem como principal objetivo treinar mão de obra capacitada na busca de boas práticas de manejo para cultivo e aproveitamento de pescado. No ano passado o projeto já realizou Cursos de Noções Básicas de Manejo em Piscicultura em Tanques-rede no Pantanal. Em abril e maio deste ano foram realizados os cursos de manipulação de pescado e de culinária a base de peixe.

O projeto de pesquisa da Embrapa Pantanal (Corumbá-MS), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, esta incluído no PAC Embrapa e é financiado com recursos do MPA. (Embrapa Pantanal)

 

Por: Da Redação