Ladário

Crianças e adolescentes foram conhecer de perto como é feita a extração de minério no Urucum

 

Os estudantes também aprenderam mais sobre os minérios extraídos em Ladário e sua importância (Foto: Divulgação/Assistência Social)

Crianças e adolescentes entre 6 e 17 anos estiveram nos morros do Maciço do Urucum para ver de perto como é feita a extração dos minérios de ferro e de manganês, duas das matérias primas mais importantes da indústria internacional. Os minerais extraídos em Ladário se transformam em chapas distribuídas no mundo inteiro para a fabricação de carros, geladeiras, fogões, entre outros produtos que utilizam o aço em sua fabricação.

A inciativa da Prefeitura Municipal de Ladário faz parte de uma parceria com a mineradora Vale, desenvolvida através da Secretaria Municipal de Assistência Social. “Nós achamos importante que as crianças tenham contato com essa produção e conheçam de perto as empresas que atuam no município”, disse a secretária Eiza Nádila Bassoli.

A criançada, que adorou o passeio e o aprendizado, pôde conhecer as duas formas de extrativismo praticadas no maciço. A de minério de manganês, que se dá embaixo da terra, em minas subterrâneas e a de minério de ferro, que é feita formando terraços no morro, de forma aérea.

Os estudantes também aprenderam mais sobre os minérios extraídos em Ladário e sua importância. O manganês, por exemplo, bem mais caro é vendido em menor quantidade, serve de tempero na fabricação do aço. O ferro é retirado em abundância, vendido em larga escala e transportado em barcaças pela hidrovia Paraguai/Paraná.

As 20 crianças que participaram do passeio fazem parte do grupo de 223 atendidas pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do Centro de Referência de Assistência Social. “A nossa intenção é levar outros grupos e também os idosos do centro, inclusive em outras empresas”, garantiu Eiza.

Além da produção de minério a criançada conheceu o Programa de Reflorestamento da Vale. É um trabalho feito para recuperar áreas degradadas com a produção de minério. A mineradora mantém uma equipe que recolhe as sementes, faz as mudas e depois planta as árvores nativas no ambiente de onde outras árvores foram retiradas. (Assessoria de Imprensa-PML)