Ladário

Contemplados com barracas tem boas perspectivas para o Arraial do São João Pantaneiro

 

O sorteio das barracas da Praça de Alimentação do Arraial do São João Pantaneiro gerou boas expectativas para aqueles que irão trabalhar durante os festejos. Serão dois dias de evento e uma boa probabilidade de vendas para quem quer melhorar a renda, um dos objetivos do braço do turismo que movimenta o empreendedorismo.

“Espero vender pelo menos cem unidades por dia”, disse Valéria Baiaroski, uma das contempladas que já está preparada para trabalhar em uma das festas juninas mais tradicionais do centro oeste brasileiro. “Vou vender o pastelão, daqueles bem grandes, com vários recheios e bem preparados para agradar aos nossos fregueses”, garantiu.

O sorteio reuniu os candidatos na sede da Fundação Municipal de Cultura. Eles próprios fizeram a retirada dos nomes e dos números garantindo assim a lisura do processo. “Temos tudo para fazer uma grande festa e garantir a nossa tradição, além de gerar renda para os nossos empreendedores”, disse a presidente da fundação, Antoninha Guimarães.

O seo Roberto, já é antigo nessas festanças e tem experiência de sobra para saber direitinho como vai ser o movimento. Para ele, Roberto Ramalho, este ano “a festa vai ser boa”, tanto que o empreendedor está projetando vender oito litros de batidinha, uma das bebidas mais consumidas na festa junina.

Dona Rosane Gomes já está mexendo com a fome de muita gente que gosta dos quitutes juninos. As receitas são de família, arroz carreteiro e paçoca de carne seca vão puxar a fila da barraca dela. “Eu não tenho pilão, como o meu pai tinha, mas faço tudo na tábua ali mesmo, uso um socador de alho, até a carne seca amaciar, e tem que ser uma carne de boa qualidade”, afirmou.

Depois do sorteio o pessoal do Clube do Empreendedor de Ladário, ligado à Secretaria Municipal de Assistência Social, levou uma nutricionista para fazer uma palestra de capacitação. “Passamos noções básicas de armazenamento dos alimentos, do manuseio, tudo para que eles possam garantir qualidade nos produtos que serão vendidos na festa”, disse Indiamar Rodrigues Macieski.

O Arraial do São João Pantaneiro vai ter dois dias de festa, quinta e sexta, 22 e 23 de junho. O ponto alto da festa é no dia 23, quando vai acontecer na Praça 2 de Setembro, em frente ao coreto, o levantamento do mastro do santo pelo pessoal do Cururu. Logo depois os andores descerão em procissão para banhar o santo no rio Paraguai.

O dia de São João é 24 de junho. A música diz: “Se São João Soubesse, que hoje era seu dia, descia do céu a terra, com prazer e alegria”. Mas, se o santo não sabe dessa festança toda, os fiéis sabem e não vão deixar de se animar e aproveitar o que Ladário tem de melhor em seu folclore e suas tradições. (Assessoria de Imprensa-PML)