Ladário

Conselho Gestor toma posse com novas perspectivas para a APA Baía Negra

 

Implantação de um píer da Marinha, de um Centro de Pesquisas de Biopirataria da Polícia Federal, construção de casas para os ribeirinhos e resolução da situação dos hotéis instalados na área. Estas são perspectivas da nova gestão da Área de Preservação Ambiental Baía Negra, que tomou posse na manhã desta sexta feira, 21/07.

O projeto da APA, desenvolvido em conjunto pela Prefeitura Municipal de Ladário e Secretaria do Patrimônio da União (SPU), visa garantir a preservação de um dos lugares mais bonitos e ricos em diversidade do Pantanal Sul-Mato-Grossense. Ele conta com várias parcerias que garantem sua sustentabilidade, entre elas das universidades federais, estaduais e particulares e da Polícia Militar Ambiental do Estado de Mato Grosso do Sul.

“A APA está muito bem estruturada, é um trabalho que não vai depender mais da SPU ou de qualquer outro órgão do município ou do Estado, mas sim do Comitê que está fazendo a gestão dessa área ambiental”, disse Mário Sérgio Sobral Costa, superintendente da SPU. Ele veio a Ladário onde participou da posse do novo conselho no gabinete do prefeito Carlos Ruso.

O conselho tem como presidente Anderson Palmeira de Souza, representante do Geopark Bodoquena/Pantanal, órgão da Fundação de desenvolvimento da Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul; tesoureira Andréia de Moura Victório, diretora presidente da Fundação Municipal do Meio Ambiente de Ladário; vice-presidente Júlia Gonzales, presidente da Associação de Moradores e Produtores Rurais da Codrasa; e secretária executiva, Flávia Coelho Olmedo, representante da Prefeitura Municipal de Ladário.

O conselho conta ainda com membros dos poderes públicos Municipal, Estadual e Federal, com representantes de órgãos como Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis IBAMA, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – Campus do Pantanal (UFMS/Cepan), Universidade Federal da Grande Dourados e Polícia Militar Ambiental.

Os membros do conselho e parceiros já vêm trabalhado na APA e devem colocar em prática projetos que vêm sendo elaborados em conjunto. “Nós temos a questão das moradias sustentáveis, estamos usando como modelo as construções que foram feitas na barra do rio São Lourenço”, disse o presidente Anderson de Souza que apontou esse projeto como prioridade da gestão.

Segundo Anderson, a presença do Geopark Bodoquena/Pantanal no Conselho Gestor da APA, deve melhorar o desempenho das atividades, já que a instituição mantém um núcleo de trabalho em áreas protegidas. “Vai ser uma grande oportunidade para o estabelecimento do geoparque aqui na região e para a conservação da APA Baía Negra”, afirmou ele.

Muito enfatizadas durante a posse, as parcerias aparecem como forma de se fazer uma boa administração da APA. “São várias frentes de trabalho, estamos procurando outros parceiros, porque a área é muito grande, a diversidade ambiental é muito grande, então nós precisamos de muitas pessoas para contribuir com a melhor forma de desenvolvimento para aquela região”, concluiu Mário Sobral. (Assessoria de Imprensa-PML)