CorumbáEstadoLadário

Comando do 6° DN inicia a primeira fase no combate ao mosquito Aedes Aegypti

Todas as 12 Organizações Navais estão envolvidas

 

Todas as 12 Organizações Navais estão envolvidas

O Comando do 6° Distrito Naval iniciou nesta sexta-feira, 29 de janeiro, a primeira fase da atuação dos militares no combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus.

No dia de hoje foram envolvidos 750 militares de todas as 12 Organizações Navais nos municípios de Ladário, Corumbá, Porto Murtinho, Cuiabá e Cáceres. O objetivo da ação é chamar a atenção para os cuidados necessários contra o mosquito, além de eliminar possíveis focos de proliferação do Aedes no interior das organizações. Essa fase estende-se até o dia 4 de fevereiro, onde serão tratados os terrenos e as casas pertencentes à Instituição.

Na segunda etapa, prevista para ocorrer no dia 13 de fevereiro, em parceria com os governos estaduais e municipais, até 970 militares da Marinha farão a distribuição de material impresso com orientações para que a população se informe e se engaje no combate ao Aedes. No panfleto também vai constar um número de telefone local para envio de denúncias sobre possíveis focos de proliferação do mosquito.

Já a terceira etapa ocorre de 15 a 18 de fevereiro, quando os militares estarão diretamente envolvidos no combate ao mosquito. Essa fase do trabalho será realizada em uma ação também coordenada com as autoridades locais e terá visitas domiciliares, acompanhados de agentes de saúde, para inspecionar possíveis focos de proliferação, orientando os moradores e, se for o caso, fazendo aplicação de larvicida em criadouros.

A última etapa, ainda em fase de discussão entre os Ministérios da Saúde, Defesa e Educação, prevê o emprego de efetivos militares em visitas a escolas. A meta é reforçar o trabalho de conscientização das crianças e adolescentes sobre como evitar a proliferação do mosquito transmissor.

 

Por: Da Redação