Ladário

Caravana da Saúde atenderá pacientes ladarenses

 

Reunião aconteceu no gabinete do prefeito José Antonio

O prefeito José Antonio Assad e Faria, assinou nesta terça-feira, 22 de setembro, o Termo de cooperação para as ações da Caravana da Saúde, que atenderá os municípios de Ladário e Corumbá. O programa, uma parceria entre o governo do Estado e as Prefeituras, chega aos municípios pantaneiros na próxima semana.

De acordo com o chefe do Executivo ladarense, o programa vem de encontro com a politica de integração entre município e estado, na tentativa de proporcionar consultas e atendimentos médicos para a população, onde de imediato, em alguns casos, os problemas são solucionados.

“Uma ótima oportunidade para a nossa população. Só em Ladário, são esperados aproximadamente um mil atendimentos, que estão sendo agendados pela nossa Saúde. Por isso é de suma importância à participação do município, levando a nossa população para atendimentos médicos de qualidade, como estamos fazendo dentro das nossas ESF’s”, falou José Antônio.

Esta será a sexta edição, atendendo a microrregião de Ladário e Corumbá. Conforme a estimativa da organização, os atendimentos médicos poderão chegar à quase 6 mil, sendo realizadas 1800 cirurgias oftalmológicas, onde as consultas para esta área começarão a partir do dia 29 de setembro.

Para Ladário, os agendamentos estão sendo feitos através do Núcleo de Regulação da Secretaria de Saúde, foi o que informou o secretário da pasta Cleber Colleone. “A nossa equipe está trabalhando para agendar esses atendimentos. Todos os nossos pacientes agendados serão atendidos pela Caravana, que deverá ampliar o acesso da população à rede do SUS. Porém, é importante que a população seja informada de que a única especialidade que não é regulada pela equipe secretaria de saúde do município, é a da oftalmologia – catarata, que é de livre demanda, e para ser atendido, basta o munícipe se dirigir até o local, sem necessidade de agendamento prévio”, explicou o secretário.

A Caravana da Saúde terá como sede a Escola Estadual João Leite de Barros, localizada na rua Cabral, entre as ruas Antônio Maria e Antônio João no Centro de Corumbá. O Dia “D” do programa será no sábado, 03 de outubro, contando com os atendimentos das instituições parceiras como Hemosul, Procon, Tribunal de Justiça, SESI, Ministério Público, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros entre outros.

“A importância da caravana é inegável, o governador entende que a parceria entre estado e município pode render muito mais, tendo em mente que a Saúde é prioridade em sua gestão. Nesta oportunidade queremos limpar a fila da vergonha em nosso estado”, falou o coordenador da Caravana da Saúde Luiz Gonçalves se referindo as cirurgias de cataratas e hospitalares, bem como atendimentos médicos.

Além disso, estão previstas a realização de exames como ultrassom, endoscopia, tomografia, eletrocardiograma e eletroencefalogramas. Já as cirurgias gerais, agendadas, serão realizadas na Santa Casa de Corumbá. Ao todo o programa Caravana da Saúde já soma mais de 4 mil cirurgias realizadas ao longo de suas quatro edições.

Ainda participaram da reunião o Secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos Roberto Guimarães e o Coordenador Regional do Governo do Estado Ruiter Cunha de Oliveira. (Assessoria de Imprensa-PML)

 

Por: Da Redação