Ladário

Campanha 16 Dias de Ativismo começa nesta quarta-feira em Ladário com exibição do filme “Terra Fria”

 

O município de Ladário, por meio das Secretarias de Assistência Social, Saúde e Superintendência de Politicas Públicas para as Mulheres, dará início, nesta quarta-feira, 25 de novembro, a Campanha Mundial 16 dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher. O evento será aberto ao público, e será realizado na imagem do Cristo Redentor, localizado na rua Getúlio Vargas, Bairro Santo Antônio, ao lado do Estádio Vicente Fortunato, a partir das 19h00.

Na oportunidade, o público poderá acompanhar a exibição do Cine na Rua Especial, com o filme TERRA FRIA. A produção, baseado em uma história real, narra o drama de Josey Aimes, uma mulher que tem a ousadia de abandonar o marido que a espancava para procurar um emprego e sustentar sozinha seus dois filhos. Para conseguir chefiar essa família, ela resolve trabalhar numa mineradora de ferro no interior do estado de Minnesota, nos EUA.

A campanha tem como objetivo, transmitir a reflexão sobre o problema da violência contra a mulher, no local onde reside. Os 16 dias de ativismo, é uma mobilização anual, praticada simultaneamente por diversos intérpretes da sociedade civil e poder público engajados nesse enfrentamento.

Desde sua primeira edição, em 1991, já conquistou a adesão de cerca de 160 países. Mundialmente, a Campanha se inicia em 25 de novembro, Dia Internacional da Não Violência contra a Mulher, e vai até 10 de dezembro, o Dia Internacional dos Direitos Humanos, passando pelo 6 de dezembro, que é o Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres.

Ladário

Além disso, será apresentado pela equipe do Núcleo de Atendimento a Saúde da Família- NASF, dados sobre a violência contra as mulheres em Ladário. De acordo com os levantamentos foram notificados 128 casos de violência até o mês de outubro de 2015, sendo 87 contra mulheres. Dos números, 70 % das notificações são casos de violência física, que envolvem a violência doméstica.

Conforme o coordenador do NASF- Henrique Vieira, dos casos notificados, todas as pessoas são atendidas e acolhidas pelas especializações oferecidas pelo município, bem como encaminhadas para integrantes da rede, com atendimentos médicos e psicológicos e até mesmo para o CRAS, CREAS e CRAM.

“Não recebemos denuncias, apenas notificamos os casos e ajudamos as pessoas com atendimentos necessários. As denuncias devem ser feitas na Delegacia de Polícia, onde a partir disso, o caso começa a ser investigado, independente de qualquer tipo de violência. Estamos aqui com o trabalho de apoio”, explicou Henrique.

Confira a Programação Completa

  • 25 de novembro- Cine no Cristo (Lançamento da Campanha) – Horário: 19h00 – Local: Cristo de Ladário (Avenida Getúlio Vargas);
  • 01 de dezembro- Ação de Combate e Conscientização Contra à AIDS – Horário: 9h00 – Local: Avenida 14 de Março;
  • 04 de dezembro- Encontro Hip Hop/ Exposição de Quadrinhas (Poemas) – Horário: 20h00 – Local: Praça;
  • 07 de dezembro- Palestra de Conscientização contra a Violência – Horário: 9h00 – Local: S.S.C.H Ladário;
  • 10 de dezembro- Pedágio de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência Contra a Mulher – Horário: 8h00 – Local: Avenida 14 de Março.

 

Por: Da Redação