Ladário

Arraial do São João Pantaneiro vai ser nos dias 22 e 23 de junho e terá novo local

 

A Prefeitura Municipal de Ladário por meio da Fundação Municipal de Cultura definiu a data do São João Pantaneiro, uma das festas juninas mais tradicionais do Mato Grosso do Sul. O povo ladarense vai festejar o santo do batismo nos dias 22 e 23 de junho, agora em novo local, na Praça 2 de Setembro. “A praça foi reformada, ampliada e será um local mais confortável para receber os nossos convidados”, disse Antoninha Guimarães Farias, presidente da fundação, organizadora da festa.

O arraial vai ter quadrilhas, concurso de andores, praça de alimentação e show musical regional. “Vamos manter a nossa tradição, e além de tudo isso, vamos levar São João n’água”, afirmou Antoninha, garantindo que o ponto alto da festa que é o banho do santo, simbolizando o batismo, acontecerá na virada do dia 23 para 24 de junho.

No dia 23 também acontecerá o levantamento do mastro, um dos pontos mais tradicionais da festa pantaneira. O pessoal do cururu e do siriri é o responsável pelo levantamento do mastro de São João em uma cantoria acompanhada pela viola de cocho, instrumento típico do Pantanal. O mastro ficará erguido até o final da festa.

Reza a lenda que, quem passar sete vezes por baixo do andor de São João arruma casamento na certa, e dizem que a simpatia é mais forte que todas as simpatias de Santo Antônio. Mas, o que marca mesmo o São João Batista é que foi ele o responsável por instituir o batismo cristão. Segundo a bíblia, foi ele quem Cristo batizou, às margens do rio Jordão, no Oriente Médio.

A presidente da Fundação de Cultura, já convoca as quadrilhas para se cadastrarem na sede da fundação, que fica na Avenida 14 de Março, no centro de Ladário, no horário de 07 da manhã, à uma da tarde. (Assessoria de Imprensa-PML)