Ladário

AL-ANON trata de dependentes alcoólicos em Ladário

Lançamento do AL-ANON em Ladário reforça luta contra alcoolismo

 

Lançamento do AL-ANON em Ladário reforça luta contra alcoolismo

A Prefeitura de Ladário, por meio da Superintendência de Cidadania, Justiça e Inclusão Social, criou no município o grupo AL-ANON, que terá reuniões semanais no Centro Comunitário do Seac, onde existe um Telecentro. Os grupos familiares AL-ANON são um associação formada por esposas, maridos, pais, companheiras, filhos e outros parentes e amigos de alcoólicos anônimos que compartilham sua experiência, força e experiência, a fim de solucionar problemas que têm em comum. O grupo acredita que o alcoolismo é uma doença que atinge a família e que uma mudança coletiva nas atitudes pode ajudar na recuperação. Reduzir o consumo de bebida alcoolica é um passo; eliminar o álcool das reuniões familiares é um passo gigantesco.

A reunião de lançamento aconteceu na Escola Estadual 2 de Setembro, conduzida pelo superintendente de Cidadania, Justiça e Inclusão Social, Juvenal Ávila, contando com representantes da Prefeitura, Legislativo, sociedade civil e militar. “Lançamos uma semente, e o amor é fundamental para que fortaleça e frutifique”, destacou Juvenal.

O encontro contou com o médico especialista em toxicologia, Cláudio Pereira da Rosa, do Projeto Habilitar, de Corumbá; com a terapeuta ocupacional do Caps AD, Liliane Pinho Almeida; a vereadora Delari Ebeling, da Pastoral da Criança e da Pastoral da Terra; e Diviane Bueno, investigadora de Policia Civil do Núcleo da Mulher da Delegacia de Ladário. “Na pessoa dependente, o organismo usa o álcool como principal fonte de energia.Muitos se sentem tão bem com o álcool que não admitem que tenham a doença, consideram-se normais, a passam a beber sempre, cada vez mais e mais”, afirmou o médico Cláudio Pereira da Rosa. “Chega a um ponto que não bebe porque quer beber, mas porque precisa beber. Cria uma dependência física e psicológica pelo álcool.”, acrescentou.

Segundo a investigadora de polícia Diviane Bueno, o álcool está presente na maioria dos casos de violência na cidade de Ladário. “E o índice de casos envolvendo alcoolismo está alto, tem aumentado”, observou.

Em Corumbá, o Caps AD trata da recuperação de pessoas dependentes de álcool e outras drogas, conforme a terapeuta ocupacional Liliane Almeida. Eles recebem tratamento com medicamentos desintoxicantes e terapias diversas das 7h às 17h, e entre eles existem muitos solitários, que não recebem o apoio dos familiares. Para o AL-ANON, o apoio da família e dos amigos é fundamental na recuperação. (Informações da Assessoria de Imprensa da PML)

 

Por: Da Redação