Ladário

Abertas as inscrições para as barracas e concurso de andores do São João Pantaneiro

 

A Prefeitura Municipal de Ladário, através da Fundação Municipal de Cultura, abriu nesta segunda feira, 12 de junho, as inscrições para as barracas da praça de alimentação e para o concurso de andores no Arraial do São João Pantaneiro. Os interessados deverão procurar a fundação para preencher os formulários e apresentar os documentos exigidos no edital.

“Vamos fazer uma praça de alimentação com muito sabor e cardápio variado”, garantiu a presidente da Fundação de Cultura, Antoninha Guimarães Farias. A intenção é dar oportunidade aos empreendedores que já têm por tradição trabalhar na festa e oferecer produtos regionais de qualidade.

Para os festejos juninos, além das comidas oferecidas normalmente como sarravulho, caldos e espetinhos, ainda se agregam os pratos da época que trazem guloseimas como paçoca de carne seca, milho cozido e doces, além de bebidas como quentão e batidinhas.

Para se inscrever na praça de alimentação é necessário RG, CPF, comprovante de residência de Ladário no nome do dono da barraca e carteira de vigilância sanitária vigente. As inscrições vão até o dia 20 de junho, quarta feira, no horário de 07 às 11 e 13 às 17, menos no dia 20, quando o horário vai até o meio dia. Uma equipe do Clube de Empreendedores de Ladário (CEL), da Secretaria Municipal de Assistência Social, estará na fundação para coletar as inscrições.

O sorteio das barracas será feito no mesmo dia do encerramento das inscrições. Na terça feira mesmo, 20 de junho, o CEL vai estar no coreto da Praça 2 de setembro. “Como fizemos no carnaval, será no São João, um sorteio às claras, com a participação de todos aqueles que estão pleiteando barracas, para que não haja dúvidas”, disse o prefeito Carlos Ruso. Ele também garantiu a taxa de R$ 50 reais para os dois dias de festa.

As inscrições para o Concurso de Andores, também será na terça feira, 20 de junho. É necessária a apresentação do RG, CPF e do comprovante de residência de Ladário, além do cartão da conta corrente ou da poupança. Isso porque, se a pessoa for classificada entre os três primeiros colocados, ela receberá um prêmio, que por lei tem que ser pago pela prefeitura, através de depósito bancário.

Os andores têm tema livre, sendo voltados ao arraial de São João. A exposição será no dia 23 de junho durante a festa, mesmo dia em que os jurados darão suas notas para eleger os melhores. Todos os festeiros que participarem do concurso vão descer para o porto, em procissão, para banhar o santo, que é a mais marcante tradição de São João.

A tradição do banho de São João foi trazida para a região pelos portugueses. Banhar o santo no rio revive o batismo, instituído por João Batista, que no rio Jordão, no oriente médio, batizou o próprio Jesus Cristo.

O Arraial do Banho de São João em Ladário vai ser nos dias 22 e 23. O ponto alto da festa será no dia 23 quando será erguido o mastro do santo pelos cururueiros e haverá a procissão que retornará para o local da festança à meia noite para saudar a chegada do dia 24, dia de São João Batista. (Assessoria de Imprensa PML)