ArtigosLadário

A vida é cheia de perdas

 

Ao voltar das atividades matinais para almoçar em casa, consultando a internet, recebi a triste notícia da morte do meu grande amigo e irmão José Francisco Mendes Sampaio. Sampaio, como era conhecido, lutou bravamente contra um câncer que o acometeu há dois anos. Sua esposa Lucianne Andrea Sampaio uma valente, mulher de fibra que esteve ao lado de seu companheiro, e amor eterno, até o último momento. É assim que as mulheres verdadeiras amam, sinceramente, até o final. Sei que nesse momento a família está destruída. Afinal de contas perderam o patriarca amoroso, preocupado com todos, marcante em suas ações. Peço a Deus que os conforte, e daqui, direto de Santo André, direciono minhas orações em favor deles. Até agora as orações tinham como objetivo a cura deste grande amigo. Tive a oportunidade de trabalhar com o prefeito Sampaio. Em dois anos de atividades conheci não um chefe, mas um ‘grande pai’. Sampaio me abriu portas que outros não abriram, confiou em minha capacidade de trabalho quando muitos não queriam que isso ocorresse. Mas Sampaio era homem de palavra, creio de sensibilidade. Não tive e nunca terei dificuldades para defender o homem público Sampaio e seu legado. Sim, Sampaio foi prefeito por três vezes por mérito próprio. Trabalhava duro, focado no desenvolvimento de Ladário, que com sua morte perde um grande homem público. Tive o prazer de estar ao lado dele quando alguns veículos de comunicação insistiam em criticá-lo sem motivos, promovendo a crítica pela crítica, sem fundamentos. Era um prazer profissional, e pessoal, ir para o ‘front de batalha’ como seu assessor de imprensa.

Como amigo sempre me aconselhava com relação as questões pessoais. Quando da minha separação em 2008 ele me dizia: ”compadre calma, você ainda vai voltar com a comadre, vocês tem uma família bonita e ela vai se restabelecida.” Dito e feito, a sabedoria do compadre estava certa. Confesso que hoje perdi uma pessoa amada, amor tipo fileo, o amor-amizade, fraternal, amor entre irmãos, fraternal.

A foto que posto aqui foi tirada na sacada de sua casa, quando fui até o pantanal em 2011. Lembro daquela tarde em que falamos sobre vida, política e outros assuntos. Tudo regado ao bom cafezinho e água gelada. Sampaio ainda não estava doente. Para finalizar quero aqui me colocar a disposição da minha amiga Lucianne Andréa Sampaio e toda a família. Sei de sua dedicação ao compadre. Você terá sempre aqui em casa amigos que estão a sua disposição sempre. Força, que Deus a abençoe! Estamos orando por você, pelas meninas e os filhos e filhas de Sampaio a quem tenho como irmãos e irmãs!

 

Por: Montero Netto