CorumbáLadário

6º DN divulga atividades alusivas ao 147º aniversário da Batalha Naval do Riachuelo

Solenidade em frente ao Pórtico da Marinha (Foto: Diarionline)

 

Solenidade em frente ao Pórtico da Marinha

A Marinha do Brasil por meio do Comando do 6º Distrito Naval convida a população da região de Corumbá-Ladário a participar das comemorações alusivas ao 147º Aniversário da Batalha Naval do Riachuelo, “Data Magna da Marinha”. Como parte dos eventos serão realizadas diversas atividades.

Nos dias 9 e 10 de junho, sábado e domingo próximos, médicos e dentistas da Marinha farão atendimentos à população corumbaense e ladarense. Em Corumbá das 09h às 17 horas o atendimento ocorre no sábado no Porto Geral. Em Ladário das 8h30 às 11h30 o atendimento ocorre no domingo em frente ao Pórtico do 6° Distrito Naval. Nesses dias haverá no Porto Geral de Corumbá, visitação pública aos navios da Marinha e exposição de material.

No domingo, dia 10 de junho, a população poderá assistir uma grande Simulação de Operações Ribeirinhas no Pantanal, com navios e helicópteros, às 16h, no Porto Geral. Em seguida, haverá, no mesmo local, uma apresentação da Banda de Música de Fuzileiros Navais e da Banda Municipal Manoel Florêncio.

No mesmo dia, ocorre a tradicional corrida rústica em comemoração à Batalha Naval do Riachuelo, com largada prevista para às 08h30, em frente ao pórtico do Com6°DN, em Ladário.

No dia 11 de junho será realizada uma cerimônia militar alusiva a Comemoração do 147° Aniversário da Batalha Naval do Riachuelo – Data Magna da Marinha no Complexo Naval de Ladário. A solenidade acontece às 09h em frente ao prédio do Comando do 6° Distrito Naval.

Histórico

Anualmente, no dia 11 junho, a Marinha do Brasil comemora o grande feito do Almirante Barroso na Batalha Naval do Riachuelo. A Batalha Naval do Riachuelo é considerada, pelos historiadores, como uma batalha decisiva da Guerra da Tríplice Aliança contra o Paraguai (1864-1870). A importância da vitória nessa batalha está ligada ao fato que, até aquela data, o Paraguai tinha a iniciativa na guerra e ela inverteu a situação, garantiu o bloqueio e o uso pelo Brasil dos rios, que eram as principais artérias do teatro de operações de guerra. Essa foi a primeira grande vitória da Tríplice Aliança na guerra e, por isto, muito comemorada. O desfecho da Batalha Naval do Riachuelo, ocorrida no dia 11 de junho de 1865, representa uma das vitórias mais relevantes da História Militar do Brasil, tornando-se, assim, um dos principais eventos a serem rememorados.

 

Por: Da Redação