Ladário

17 de Março marca 58 anos de emancipação de Ladário

 

Coreto da Praça 2 de Setembro, localizada na avenida 14 de Março, é um dos pontos turísticos do município

O município de Ladário completou 58 anos de emancipação político-administrativa no dia 17 de março. Fundado em 2 de setembro de 1778 como povoado pelo sertanista João Leme do Prado, foi elevado a distrito em 1873 e vai completar 234 anos de fundação em setembro deste ano.

A data da emancipação foi lembrada pelo prefeito José Antonio durante assinatura de convênio e aula inaugural de novo curso de qualificação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (IFMS) no telecentro de informática da Escola Municipal 17 de Março, que tem parceria com a SSCH Ladário. “Historicamente esta é uma das semanas mais relevantes do município, porque une duas grandes datas, o 14 de Março, quando se deu o início da construção do Arsenal de Marinha, e o 17 de Março, que marcou a emancipação e a criação do município de Ladário”, destacou o prefeito.

Nesta data a Escola Municipal 17 de Março, que completa 45 anos, também comemora a sua instalação. José Antonio ressaltou esta importante parceria com a Seleta Sociedade Caritativa e Humanitária (SSCH) de Ladário, que cede parte de suas instalações para a Escola Pólo Municipal 17 de Março na rua Tamandaré, no Centro.

O município de Ladário foi criado pelo projeto de Lei 155 de autoria do deputado Manoel Wenceslau de Barros Botelho, convertido em lei a 11 de dezembro de 1953. Ladário então ganhou sua emancipação político-administrativa, tornando-se município autônomo, durante o governo de Fernando Correa da Costa.

A instalação do município deu-se em 17 de março de 1954, portanto há 58 anos, e a posse do primeiro prefeito em 3 de outubro de 1954.