Estado

Zeca do PT quer que TCU destrave reforma agrária no país

Estão contratando pistoleiros a rodo para atacar aqueles, que legitimamente lutam por sua terras tradicionais, os indígenas", afirmou Zeca do PT

 

Andando por diversos assentamentos rurais do Estado nos últimos meses, o deputado federal Zeca do PT tem levado a discussão do acórdão do Tribunal de Contas da União (TCU), que paralisou a reforma agrária por conta de irregularidades identificadas pelo órgão em abril deste ano.

Zeca lembra que a suspensão das ações é um grande equívoco, pois penalizava milhares de famílias assentadas e acampadas, que aguardam na fila para receberem seus lotes e começarem a trabalhar.

Em reunião com assentados do Distrito de Nova Itamarati, em Ponta Porã neste mês, o deputado lembrou que há distorções na análise do TCU que precisam ser corrigidas.

“Aqui como em vários assentamentos, as famílias melhoram suas condições de vida, os pais estudaram, os filhos estudaram, foram para universidade, passaram em concursos públicos, viram professores, servidores, compraram um carrinho melhor para trabalhar na roça, foram eleitos representantes de suas comunidades no parlamento de suas cidades, agora vem o TCU e diz que eles não podem evoluírem na vida?”, questionou Zeca do PT.

Zeca que compõem o Núcleo Agrário do Partido dos Trabalhadores na Câmara dos Deputados esteve em agosto com o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Aroldo Cedraz, para discutir o acórdão do TCU que paralisou o processo de reforma agrária no país.

Na reunião, foi entregue um documento ao presidente do Tribunal de Contas da União, em que são relatadas as dificuldades enfrentadas pelas famílias assentadas e acampadas decorrentes dessa paralisação e as providências que esperam que sejam tomadas.

O deputado lembrou também que a paralisação impede que novas famílias que poderiam estar acessando crédito de habitação, custeio e investimento trabalhem. Hoje são cerca de 500 mil famílias prejudicadas, a situação já até atingiu a produção de alimentos no país, inclusive a produção de feijão no Brasil inteiro. (Assessoria de Imprensa)

 

Por: Da Redação