Estado

Sindicatos de MS emitem nota de repúdio contra falta de segurança

 

Após diversos incidentes que colocaram em xeque a segurança pública de Mato Grosso do Sul, o Fórum dos Servidores do Estado de Mato Grosso do Sul, por intermédio das entidades sindicais e associações que o representam, emitiu nota criticando os problemas e pontuando a falta de estrutura que policiais, agentes e servidores são obrigados a enfrentar diariamente para fazerem seus trabalhos.

Na última semana, trabalhadores da segurança pública enfrentaram rebelião no presídio, ataques a ônibus, explosão de uma agência bancária no interior do estado, uma delegacia e o pelotão da Policia Militar de Sonora foram metralhados e por último o envenenamento de cinco agentes penitenciários com o herbicida, conhecido como chumbinho.

Os agentes foram envenenados com café, o herbicida foi diluído na bebida servida aos agentes.

Estes foram os fatos extraordinários que os servidores enfrentaram, pois falta de infraestrutura, que vai da escassez de pessoal a falta de equipamentos e até gasolina são corriqueiramente relatados na imprensa.

Na Polícia Militar, por exemplo, de acordo com o Fórum de Servidores de MS, faltam coletes balísticos, viaturas estão nos cavaletes e não há efetivo suficiente para suprir a demanda de policiais nos municípios.

Diante disso, o Fórum repudia a falta de reação do governo e pontua que após um ano e meio de poder, a atual gestão ainda não definiu uma política para a Segurança Pública, e que este é um dos motivos que traz o sentimento de insegurança à população e aos trabalhadores da área que não tem a mínima condição de seguridade e salubridade no trabalho.

Veja a nota na íntegra:

NOTA DE REPÚDIO

Descaso com a Segurança Pública do Estado de Mato Grosso do Sul

O Fórum dos Servidores do Estado de Mato Grosso do Sul, por intermédio das Entidades Sindicais/Associações que o representam, repudia veemente o descaso com a Segurança Pública no Estado de Mato Grosso do Sul, gerando diversos eventos que trazem o sentimento de caos e insegurança à população.

Infelizmente, a manhã desta quarta-feira (20), aconteceu o pior: cinco Agentes Penitenciários foram envenenados com o herbicida, conhecido como chumbinho, diluído na garrafa de café. Após se sentirem mal, os agentes foram encaminhados para hospital.

Ressalta-se que tais acontecimentos já eram anunciados, visto o total descaso para com as instituições que estão totalmente falidas e fragilizadas face a falta de infraestrutura na área de segurança pública desde a escassez de pessoal e falta de equipamentos.

Na Polícia Militar faltam coletes balísticos, diversas viaturas estão nos cavaletes, não há efetivo suficiente para suprir a demanda de policiais nos municípios.

Nas delegacias, policiais deixam de investigar os crimes para fazerem a função de carcereiros e também existe uma grande defasagem de policiais.

Como consequência, na semana passada houve os diversos ataques a ônibus, explodiram uma agencia bancária no interior, metralharam a delegacia, o quartel da PM e a residência de policiais e instalaram o caos naquele município.

Além disso, somente neste fim de semana — 15 a 17 de abril — ocorreram sete homicídios no Estado de Mato Grosso do Sul e duas mortes no trânsito na Capital. Índices que só vem aumentando devido à falta de investimentos na segurança pública.

Após um ano e meio de Governo no Mato Grosso do Sul ainda não foi definida uma política para a Segurança Pública o que traz o sentimento de insegurança à população e aos trabalhadores da área que não tem a mínima condição de seguridade e salubridade no trabalho.

Alertamos à população para a calamidade da segurança pública que já foi antecipadamente divulgada pelos representantes dos trabalhadores das forças de segurança. Exigimos do Governo respeito, dignidade, e atenção para o setor da Segurança Pública que está em situação calamitosa.

A população que paga rigorosamente os seus impostos, merece a devida atenção do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul que tem a responsabilidade de gerir os recursos.

Governador! Valorize a Segurança Pública de Mato Grosso do Sul.

*Informações Midiamax

 

Por: Da Redação