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Sesi e Cores da Fiems lançam o Programa Atleta do Futuro 2011

 

A meta é aumenta de 17 para 33 o número de indústrias madrinhas e elevar de 3,4 mil para 3,8 mil a quantidade de alunos

Em cerimônia realizada no auditório térreo do Edifício Casa da Indústria na noite de ontem (27/04), o Sesi e o Cores (Conselho Temático Permanente de Responsabilidade Social e Empresarial) da Fiems lançaram, o PAF (Programa Atleta do Futuro) 2011 com meta de elevar de 17 para 33 o número de indústrias madrinhas e aumentar de 3.438 para 3.820 a quantidade de crianças e jovens de 6 a 17 anos de idade participantes em Campo Grande, Corumbá, Dourados e Três Lagoas. “Os resultados obtidos ano a ano com o Programa nos motivam a continuá-lo, principalmente, pela dedicação dos pais que encaminham os seus filhos para que eles tenham uma formação mais abrangente”, disse a superintendente do Sesi, Maura Gabínio.

Ela acrescenta que o PAF também busca promover a cidadania, a mudança do comportamento pessoal e, principalmente, construir a cultura participativa dentro das indústrias, valorizando a integração, o trabalho em equipe e o auto-conhecimento das pessoas por meio da disseminação dos valores do esporte. Representando o presidente da Fiems, Sérgio Longen, o presidente do Cores da Fiems, Julião Gaúna, reforçou que vai trabalhar para aproximar ainda mais as indústrias de ações de responsabilidade social, como a desenvolvida no âmbito do Programa.

“O PAF é extraordinário ao oportunizar a prática sócio-esportiva entre os industriários, seus dependentes e as indústrias. Por meio de ações assim, a indústria cumpre o seu papel de produzir, mas sempre atenta as questões sociais que envolvem os trabalhadores”, disse Julião Gaúna, parabenizando o Programa e acrescentando que ele gera benefícios para os filhos dos industriários e, consequentemente, para a própria indústria.

O Programa

O responsável estadual pelo PAF, Marcelo Moraes, as modalidades esportivas trabalhadas incluem o judô, a ginástica artística, a ginástica rítmica, o xadrez, o futsal, o futebol de campo, a natação, o voleibol, o vôlei de areia, o basquetebol, a dança, o tênis de mesa e o balé. Na região de Campo Grande, conforme ele, o Programa já conta com as participações das empresas ECT (Empresa de Correios e Telégrafos), Egelte Engenharia e Gráfica Oriente, mas deve ganhar a adesão da Seara Alimentos, Cotag, Tip Top, Via Blumenau, enquanto em Corumbá tem a Votorantim, MMX, Vale, Itaóca e Sanesul, tendo a previsão de obter o reforço da CL Engenharia, Unipav e Holanda & Saldanha.

Na cidade de Três Lagoas, o Sesi tem como empresas madrinhas a Brascooper, a Cipa Mabel, o Curtume Três Lagoas, a Kidy Calçados, a Klin, a Metalfrio Solutions e a Rímoli, sendo que em Dourados tem a Inflex, mas ganhará o reforço dos Correios, Financial, Usina São Fernando, Bunge, BRF Brasil Foods, Marta Campos, Mar & Terra, Laticínios Camby e Usina Bunge Monte Verde. Para o direto-regional dos Correios no Estado, João Rocha, a empresa já é patrocinadora de vários esportes oficiais do Brasil para incentivar a prática esportiva. “Com o PAF, os Correios incentivam a prática esportiva por acreditar que do Programa sairão grandes atletas. O esporte dá oportunidade para todos que investem e é uma honra para nós sermos uma empresa madrinha”, declarou.

Responsabilidade social

A cerimônia de lançamento teve ainda a palestra sobre a importância da prática da responsabilidade social ministrada pela consultora da Fiemg (Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais), Adriana Duarte Paes Lemes. Ela lembrou que a exigência da humanidade por recursos naturais superou em 30% a capacidade da Terra, ou seja, as pessoas estão transformando os recursos em resíduos mais rapidamente do que a natureza consegue regenerá-los. “Dois motivos essenciais para esse aumento de demanda são: o crescimento da população e o aumento do consumo individual”, disse.

Nesse contexto, reforçou Adriana Lemes, os indivíduos precisam aprender a consumir de modo sustentável, as empresas precisam aprender a produzir de modo sustentável e os governos precisam estimular empresas e indivíduos a produzirem e consumirem de modo sustentável. “Todos possuem responsabilidades sociais no exercício de suas atividades cotidianas e no relacionamento com as chamadas partes interessadas, que são aquelas pessoas e organizações, que de uma forma ou de outra, são impactadas pelas suas decisões, ações e realizações”, pontuou.

A consultora da Fiemg acrescentou ainda que podemos fazer as escolhas certas nos diferentes papéis que exercemos na sociedade, adotando os 5 erres: reduzir, reutilizar, reciclar, repensar e recusar. “Evitando o consumo desnecessário de recursos naturais e produtos, vamos diminuir os impactos e a quantidade de lixo gerada”, analisou, pregando o prolongamento da vida dos materiais por meio da inovação e criatividade. “Não aceite produtos que agridam sua saúde e o meio ambiente. Fique atento ao prazo de validade dos produtos e às empresas que têm compromissos com a ecologia. Evite o excesso de sacos plásticos e embalagens, tendo sempre uma sacola de pano para transportar suas compras”, aconselhou.

 

Por: Da Redação