Estado

Semana de Alimentos Orgânicos contará com Workshop sobre Arroz Orgânico produzido em MS

 

A 7ª Semana de Alimentos Orgânicos no Mato Grosso do Sul, que está sendo realizada no Sebrae (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), em Campo Grande, contará, no próximo dia 03 de junho, com o Workshop “Produção de Arroz Orgânico em MS – perspectivas socioambientais e econômicas” – Proposta de Arroz Orgânico “Amigos do Pantanal” ou “Amigos do rio Miranda”, ministrada pelo Engenheiro Agrônomo Gilson Teixeira.

O Workshop tem como principal objetivo discutir as possibilidades técnicas, a viabilidade econômica e a importância da conversão agroecológica da rizicultura praticada na bacia do rio Miranda – MS, em especial quanto ao aumento previsto na demanda por alimentos orgânicos devido à Copa do Mundo e às Olimpíadas, que serão realizadas no país em 2014 e 2016 respectivamente. Durante o evento serão apresentados dados do sistema de produção “Amigo do TAIM”, desde sua organização do sistema de produção, técnicas de cultivo, até os resultados econômicos em comparação com a lavoura de arroz convencional da região, além da produção total e outras informações técnicas como indicadores ambientais.

Gilson é responsável técnico por este grupo de produtores do arroz orgânico “Amigos do Taim”, uma área úmida como o Pantanal localizada em Santa Vitória do Palmar no Rio Grande do Sul, fornecedora do produto para uma grande marca do ramo. A produção existe desde de 2003.

A 7ª Semana de Alimentos Orgânicos no Mato Grosso do Sul tem como principal objetivo valorizar a produção e o consumo de alimentos orgânicos no Estado e teve inicio na segunda-feira, dia 30 de maio. Os eventos acontecem até dia 4 de junho e incluem palestras, mostra de soluções sustentáveis e exibição de vídeos. Além das atividades na capital, estão ocorrendo eventos paralelos nas cidades do interior com apresentação de palestras e exibição de vídeos em escolas da rede municipal, assentamentos e centros culturais, destinadas a estudantes, professores e agricultores.

A semana é uma promoção do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, por meio da Comissão de Produção Orgânica em Mato Grosso do Sul, com a realização da Embrapa Pantanal(Corumbá-MS), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, e o Sebrae-MS.

 

Por: Da Redação