Estado

Puccinelli lista candidatos ao Governo em 2014 e não descarta voto em Delcídio

 

O governador André Puccinelli (PMDB) continua provocando dúvidas na cabeça de filiados ao PMDB. Puccinelli vive insinuando que pretende se aposentar em 2014, mas na hora que alguém pressiona por uma resposta, ele esquiva-se rapidamente, mostrando-se por vezes irritado com os questionamentos.

Durante convenção do PMDB o governador não gostou de ouvir a vice-governadora Simone Tebet (PMDB) declarar que gostaria de vê-lo aposentar-se em 2014, para que ela concorre-se ao Senado Federal e Nelsinho Trad (PMDB) ao Governo do Estado. “Cada um torce para o que quer. Eu torço para o Santos”, disparou Puccinelli, sem dizer se vai ou não se aposentar para atender os afilhados.

Puccinelli não gostou de ser questionado sobre preferências para 2014 e chegou a fazer uma lista com possíveis candidatos, desafiando a imprensa sobre o voto ao Governo do Estado. O governador fez uma enquete com a pergunta: Qual o seu candidato a governador dos nomes abaixo: Na lista o primeiro nome a aparecer foi do senador Delcídio Amaral (PT), seguido por Simone Tebet e Nelsinho Trad.

O governador fez alguns repórteres escolherem o candidato e viu Simone ganhar três votos, contra nenhum para os outros candidatos. Após isso, foi desafiado a votar e colocou um ponto de interrogação nos três nomes, incluindo o do senador Delcídio. Questionado sobre a indefinição até no nome do senador, Puccinelli sorriu e marcou outros três sinais de interrogação.

Puccinelli nunca descartou a possibilidade de aliança com o PT, em um apoio a candidatura de Delcídio Amaral. Ele tentou a aliança com o PT em 2010, mas foi barrado por Zeca do PT, que se recusou a aliar-se ao tradicional rival. Recentemente, ao ouvir que Zeca prefere aliar-se ao PMDB a compor com o PSDB, Puccinelli chegou a comemorar.

O governador também não esconde o desejo de ver a afilhada, Simone Tebet, no Governo do Estado. Embora diga que não tem preferência entre Nelsinho e Simone, já deixou escapar por algumas vezes o desejo de ver a vice-governadora sucedê-lo. Isso também pode explicar a insatisfação de Puccinelli ao ouvir Simone dizer que deseja chegar ao Senado e não ao Governo do Estado.

Conciliação

O prefeito Nelsinho Trad (PMDB) não acredita que a aposentadoria de Puccinelli seja a melhor solução para resolver o impasse sobre candidatura no PMDB. “Não vejo assim. Feliz o partido que tem quadros valorosos como a gente. Nós vamos se entender”, avaliou o prefeito.

Nelsinho já declarou por diversas vezes que não abre mão de ser candidato ao Governo do Estado e está em um caminho sem volta. Ele justifica que o desejo é dele e também de uma equipe que o acompanha. O prefeito já chegou a ameaçar a saída do partido caso não tenha o desejo atendido.

Na convenção para escolha do novo presidente do PMDB, Nelsinho foi citado por vários colegas como o candidato natural. Todavia, todos destacam Simone como alternativa. O senador Waldemir Moka (PMDB) avaliou que há vários cenários para a disputa. Ele entende que as condições de Nelsinho e Simone dependem de vários fatores, incluindo o desempenho do atual prefeito, Alcides Bernal (PP) e até o de Simone Tebet, caso Puccinelli se afaste para concorrer ao Senado.

No entendimento de Moka, Nelsinho se fortalece caso o prefeito eleito, Alcides Bernal, não faça uma boa administração. Ele também avalia que Simone terá um grande desafio caso assuma o Governo, já que o fortalecimento da candidatura dependerá do desempenho dela no posto de chefe do Estado. (Midiamax)

 

Por: Da Redação