Estado

Pedido de abertura de CPI da Saúde em MS é protocolado

CPI tem adesão de praticamente todos os deputados e vai investigar possíveis irregularidades nos hospitais públicos de Mato Grosso do Sul

 

Os deputados estaduais Lauro Davi (PSB) e Amarildo Cruz (PT) protocolaram na manhã desta terça-feira (14) o pedido de abertura de CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para investigar as inúmeras e infindáveis denúncias envolvendo as instituições prestadoras de serviços ao SUS em todo o Estado de Mato grosso do Sul.

A partir de agora, a Comissão Parlamentar, que será composta por cinco parlamentares, terá 120 dias, prorrogáveis por mais 60 dias, para a conclusão das investigações, que tem como objetivo analisar a regularidade na aplicação dos recursos públicos por parte das instituições de saúde no Estado de Mato Grosso do Sul, averiguando, inclusive, a legalidade, oportunidade e conveniência das terceirizações de serviços realizados com verbas repassadas pelo Estado a essas entidades de saúde.

CPI tem adesão de praticamente todos os deputados e vai investigar possíveis irregularidades nos hospitais públicos de Mato Grosso do Sul

De acordo com o deputado Lauro Davi, serão realizadas análises dos hospitais públicos que atendem no interior do Estado e os motivos que levam a sobrecarga de atendimento em Campo Grande, criando assim um colapso no atendimento SUS em Mato Grosso do Sul. “Essa CPI vai nos mostrar onde estão as falhas e tudo aquilo que não funciona de maneira correta na saúde pública no Estado de Mato Grosso do Sul”, disse o deputado.

O deputado reitera que a CPI atuará em todo o Estado, tomando por base os seguintes polos: Campo Grande, Dourados, Três Lagoas, Nova Andradina, Corumbá e Ponta Porã, que segundo ele são as regiões que mais sofrem com a qualidade do atendimento SUS no Estado.

Para a abertura dessa CPI, foram colhidas 20 de 24 assinaturas dos deputados estaduais que compõe o legislativo estadual. Os deputados que assinaram o pedido de abertura de CPI são os seguintes: Lauro Davi (PSB), Amarildo Cruz (PT), Arroyo (PR), Cabo Almi (PT), Dione Hashioka (PSDB), Felipe Orro (PDT), George Takimoto (PSL), Jerson Domingos (PMDB), Júnior Mochi (PMDB), Laerte Tetila (PT), Lídio Lopes (PP), Londres Machado (PR), Mara Caseiro (PT do B), Marquinhos Trad (PMDB), Maurício Picarelli (PMDB), Osvane Ramos (PT do B), Onevan de Matos (PSDB), Paulo Corrêa (PR), Pedro Kemp (PT), Professor Rinaldo (PSDB) e Zé Teixeira (DEM).

Os deputados Eduardo Rocha (PMDB), Márcio Fernandes (PT do B) e Márcio Monteiro (PSDB), cumpriram agenda de trabalho externa hoje e não assinaram o pedido de abertura da CPI, mas manifestaram apoio ao requerimento apresentado.

 

Por: Da Redação