Estado

Operação-padrão atinge mais de 40% dos escritórios da Iagro, diz secretária

 

Dos 78 escritórios da Iagro (Agência de Defesa Sanitária Animal e Vegetal) de Mato Grosso do Sul, de 40% a 50% estão os trabalhos de emissão de GTA (Guia de Transporte Animal) parcialmente suspensos, por causa da operação-padrão dos funcionários da agência.

A secretaria Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias informou hoje, durante entrevista coletiva na Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado) para explicar medidas adotadas hoje pelo governo do Estado sobre o assunto, que se reúne com o governador André Puccinelli (PMDB) ainda hoje para avaliar se será necessária a contratação emergencial de funcionários para a Iagro.

A permissão para contratar foi dada hoje em decreto do governador. A medida também aplica punições aos servidores que estão fazendo operação-padrão.

O decreto determinou corte de salários e afastamento e abertura de processo disciplinar contra os que, deliberadamente, retardarem a emissão de GTA.

Esse tipo de documento é essencial para o trânsito de gado dentro do Estado e também para fora.

Segundo a secretária, de 40% a 50% dos funcionários da Iagro aderiram à mobilização.

A contratação emergencial autorizada, segundo ele, por enquando é uma medida de precaução. De acordo com ela, se amanhã a situação for a mesma, a contratação pode ser necessária.

“A contratação será para suprir deficiencias, pois o estado precisa rodar, e o produtor não pode ter prejuízo”. (CG News)

 

Por: Da Redação