Estado

Moka elogia programa Criança Feliz e destaca cuidados na primeira infância

 

Ao participar do lançamento do programa Criança Feliz nesta quarta-feira (5), no Palácio do Planalto, o senador Waldemir Moka (PMDB) afirmou que os cuidados na primeira infância vão ter reflexos para a vida inteira da criança. O senador, que é médico, faz parte da Frente Parlamentar Mista da Primeira Infância no Congresso Nacional.

De acordo com Moka, os ensinamentos transmitidos nos primeiros anos de vida vão nortear os caminhos dessa pessoa até a morte. “Uma criança educada com carinho e afeto será um ser humano bem melhor. Terá poucas chances de desenvolver personalidade agressiva, ou com desvios psicológicos”, argumenta.

No discurso, o presidente Michel Temer disse que cuidar da primeira infância é zelar pelos homens e mulheres de amanhã. Temer defendeu que o governo federal atue de forma conjunta com os Estados e municípios pelo futuro do País.
“Quer a União Federal, de alguma maneira, sistematizar todos esses trabalhos, de modo que o Brasil unido e o governo federal possam trabalhar muito ativamente para o futuro do Brasil”, disse o presidente. “Começamos hoje a, mais uma vez, engrandecer nosso País. Cuidar das crianças é cuidar dos homens e das mulheres de amanhã”, acrescentou.

O presidente elogiou o papel da primeira-dama, Marcela Temer, que será voluntária do programa para incentivar mulheres do País no desenvolvimento de seus filhos. Para ele, o amparo à formação da criança é indispensável. “A infância é a marca mais evidente da personalidade do homem e da mulher. Marca seu destino”, concluiu.

O Programa

O programa Criança Feliz será coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA) e atenderá crianças de 0 a 3 anos do cadastro do Bolsa Família, com a integração de ações de várias áreas, como saúde, assistência social, educação, justiça e cultura.

O objetivo é oferecer às famílias mais informação e interação com suas crianças, para identificar oportunidades e riscos ao desenvolvimento infantil.

Em discurso no lançamento do programa Criança Feliz, a embaixadora do programa e primeira-dama Marcela Temer disse que todo brasileiro é importante para o desenvolvimento do Brasil. Durante cerimônia no Palácio do Planalto, nesta quarta-feira (5), afirmou que seu trabalho será voluntário para sensibilizar e organizar setores da sociedade para melhoria da vida das crianças.

“Eu fico feliz em colaborar com as causas sociais do nosso País. Cada brasileiro, cada brasileira, desde a gestação, importa para o desenvolvimento do Brasil. Nossas responsabilidades aumentam a cada dia”, disse a primeira-dama. Para Marcela Temer, os pais influenciam de forma decisiva para o desenvolvimento das crianças, desde seus primeiros anos de vida. “Cercada de carinho, uma criança terá mais oportunidades na escola”, disse.

Coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA), o programa Criança Feliz atenderá crianças de 0 a 3 anos do cadastro do Bolsa Família, com a integração de ações de várias áreas, como saúde, assistência social, educação, justiça e cultura. O objetivo é oferecer às famílias mais informação e interação com suas crianças, para identificar oportunidades e riscos ao desenvolvimento infantil.

 

Por: Da Redação