Estado

Marisa sai na frente na disputa pela vaga de conselheira do TCE

 

Senadora Marisa Serrano (PSDB)

A senadora Marisa Serrano (PSDB) saiu na frente na disputa com deputado Antônio Carlos Arroyo (PR) pela vaga como membro do TCE (Tribunal de Contas do Estado), no lugar da ex-deputada, Celina Jallad, que ocupava a vaga da Assembleia e faleceu em fevereiro deste ano.

Na sessão desta terça-feira (14), que antecede a votação que será realizada amanhã (15), lideranças políticas já declaram o voto para senadora.

O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, Jerson Domingos (PMDB), declarou o voto para senadora, mas afirmou que não foi nenhum recado dado pelo governador André Puccinelli (PMDB), que o fez ter essa opinião.

O líder da bancada peemedebista, Eduardo Rocha afirmou que também seguirá essa linha, mas que os demais deputados do partido estão livres para votar. Apenas Marquinhos Trad (PMDB) deverá votar no deputado Arroyo e contrariar o partido.

O deputado Diogo Tita (PPS), afirmou que Jerson pediu o voto dele para senadora e que ele é um dos articuladores de Marisa para vaga no TCE.

“Quem me pediu foi presidente (Jerson) mesmo. O italiano não é governador porque é bobo. Ele nasceu lá (na Itália) e manda em nós aqui. Bobo é quem não obedece, ele já enterrou (politicamente) o Zeca e o Valter Pereira”, comentou Tita.

Jerson comentou que Tita também irá votar na Marisa porque eles são “irmãos “e o deputado segue as orientações dele e do governador André Puccinelli, que são do PMDB.

Arroyo apareceu abatido, na sessão desta terça-feira, mas disse que não irá desistir da disputa e continuará o compromisso com os deputados que assinaram seu requerimento para concorrer a vaga ao TCE, sob essa condição.

Ele comentou que não vê problemas em ver amigos mais experientes, como Jerson Domingos votarem na sua concorrente e ainda articular para ela seja eleita.

“Fui eleito na coligação, faço parte do governador André Puccinelli e ele sempre disse que se fosse deputado votaria em mim”, lembrou Arroyo.

Votação

Por ser interessado na indicação ao TCE, o deputado Arroyo está impedido de votar, restam, então 23 deputados aptos a votarem.

Conforme apurou a reportagem, Marisa teria garantido pelo menos 10 votos garantidos, e mais um, que seria do deputado Onevan de Matos (PSDB), que andou brigado com os demais deputados do partido, mas pode seguir a legenda e votar na correligionária tucana. Com isso, faltaria apenas mais um voto para consagrar a senadora como vitoriosa.

Independentes

Ainda restam quatro deputados que podem votar em bloco, tanto para Arroyo como para Marisa ou se absterem da votação. Os deputados “novatos” Lauro Davi (PSB), George Takimoto (PSL), Felipe Orro (PDT) e Alcides Bernal (PP), que se reunirão após a sabatina aos candidatos para definir uma posição.

Eles podem marca uma posição independente, sem seguir os conselhos do presidente da casa legislativa e virar o jogo para o deputado Arroyo ou referendar a vontade de Marisa.

O grupo esta com opiniões equilibradas, Takimoto e Bernal dizem ter independência na hora da escolha. Orro tem interesses na disputa da prefeitura de Aquidauana em 2012 e contrariar a sugestão superior do executivo pode trazer entraves futuros. Davi afirmou que vai esperar posição do grupo para definir se votam em conjunto ou livre.

**Senadora Marisa Serrano **

Jerson Domingos (PMDB)

Eduardo Rocha (PMDB)

Júnior Mochi (PMDB)

Maurício Picarelli (PMDB)

Professor Rinaldo (PSDB)

Dione Hashioka (PSDB)

Márcio Monteiro (PSDB)

Diogo Tita (PPS)

Zé Teixeira (DEM)

Márcio Fernandes (PTdoB)

Onevan de Matos (PSDB)

Indecisos

Lauro Davi (PSB)

George Takimoto (PSL)

Felipe Orro (PDT)

Alcides Bernal (PP)

Deputado Antônio Carlos Arroyo

Londres Machado (PR)

Paulo Corrêa (PR)

Pedro Kemp (PT)

Paulo Duarte (PT)

Laerte Tetila (PT)

Cabo Almi (PT)

Mara Caseiro (PTdoB)

Marquinhos Trad (PMBD)

 

Por: Da Redação