Estado

Governo vai ceder 10 respiradores para Santa Casa como medida emergencial

 

O governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Saúde (SES), vai destinar para a Santa Casa de Campo Grande dez respiradores mecânicos e monitores para atender temporariamente os pacientes que buscam tratamento no maior hospital de Mato Grosso do Sul. A solução emergencial foi proposta pelo secretário adjunto de Saúde do Estado, Eugênio de Barros durante a reunião da junta interventora realizada na tarde de ontem (26).

Segundo o secretário adjunto a presidência da junta informou que a Santa Casa de Campo Grande já adquiriu novos equipamentos e deve contratar mais profissionais para ampliar a qualidade do atendimento no hospital. Porém, os materiais comprados, de acordo com a presidência, ainda têm um prazo para serem entregues.

Neste período a Secretaria de Estado de Saúde vai disponibilizar dez respiradores mecânicos e monitores para solucionar a curto prazo o principal foco das denúncias feitas pelo Sindicato dos Trabalhadores da área de Enfermagem que davam conta de que pacientes que necessitavam de ventilação não estavam recebendo o devido tratamento, possível com os equipamentos agora cedidos pelo Estado.

“Estamos fazendo um remanejamento temporário destes equipamentos que serão emprestados para a Santa Casa até que seja efetivada a aquisição dos novos aparelhos mencionados pela presidência da Junta Interventora”, esclareceu Eugênio de Barros.

Conforme o governador André Puccinelli esclareceu em entrevista nesta manhã durante evento no Sebrae, Campo Grande está entre os 19 municípios sul-mato-grossenses que têm gestão plena da saúde, ou seja, recursos federais destinados para a assistência médica da população são encaminhados diretamente para o município que repassa o investimento também para a Santa Casa. Ainda assim o Estado aplica recursos próprios na Santa Casa para possibilitar melhor atendimento à comunidade.

 

Por: Da Redação