Estado

Governador assina convênios do programa Vale Universidade beneficiando mais de mil estudantes

 

O governador André Puccinelli assinou hoje (16), juntamente com 20 instituições de ensino superior públicas e privadas do Estado, os convênios para continuidade dos Programas Vale Universidade e Vale Universidade indígena no valor de R$ 6,8 milhões.

“Agradecemos a parceria das universidades que se não fossem elas não seria possível dar andamento aos programas. Eram 600 estudantes. Hoje, já são 1.120 alunos beneficiados com o Vale Universidade. Com a redução dos repasses para os outros poderes, foi possível investir em programas e ações do Governo. Investimos na educação, por isso é uma das prioridades do Governo, juntamente com a segurança e a saúde” destacou o governador André Puccinelli.

Para programa Vale Universidade Indígena, o governo do Estado destinou 120 vagas. “Os programas de estágio são importantes para a formação prática dos acadêmicos” afirmou o governador.

Com a continuidade dos programas, governo do Estado reitera o compromisso com os acadêmicos sul-mato-grossenses, dando-lhes a oportunidade de concluírem seus estudos e ao mesmo tempo praticarem as funções que a profissão exige, no estágio durante o curso. O Programa Vale Universidade e Vale Universidade Indígena, se destacam pelo monitoramento executado pela Superintendência de Projetos Especiais (Suproes) que acompanha o desenvolvimento do acadêmico dando todo suporte necessário durante o período de estudos.

Para a secretária de Estado de Trabalho e Assistência Social, Tania Mara Garib, é fundamental essa parceria entre o governo do Estado e universidades, que beneficiam os jovens de Mato Grosso do Sul. “Quando começa uma nova administração, temos que fazer novos convênios para manutenção dos programas. Hoje, são convênios que garantem o pagamento de 50% por parte do Governo do Estado, 30% são pagos pela faculdade e 20% pelo aluno. Esta parceria garante o futuro da juventude, que sonha com uma universidade. Temos jovens que estão empregados e que foram alunos do Vale Universidade. Isto nos permite sonhar” afirmou a Secretária.

O Programa Vale Universidade e Vale Universidade Indígena foram criados para beneficiar jovens de Mato Grosso do Sul que sonham em cursar uma faculdade e não possuem condições financeiras. Desde 2007, já foram beneficiados com o Programa cerca de quatro mil estudantes.

As universidades conveniadas neste período são: AEMS, Fachasul, Facsul, FAD, FAP, FCG, Fecra, Funlec, Magsul, Santa Tereza, UCDB, UEMS, UEMS – Indígena, UFGD, UFMS, Centro Universitário Anhanguera Campus I e II, Uniderp, Uniderp II e Unigran.

Para o deputado Estadual Antônio Carlos Arroyo, este programa é fundamental para os estudantes. “Esse programa é fundamental para os alunos. Esse programa dá dignidade e investe no jovem para que tenha igualdade de condições” destacou o deputado.

O objetivo do Vale Universidade é que esses acadêmicos possam se especializar e seguir em frente com suas carreiras obtendo sucesso na profissão. Desta forma, o benefício possibilita o auxílio na formação acadêmica.

Para o acadêmico do 4º ano de Direito, Gelson Santos, o Vale Universidade é um auxílio muito importante. “Se fosse pagar integral, não conseguiria estudar. Com esse programa, estou conseguindo manter minha faculdade” destacou o acadêmico.

Estiveram presentes na solenidade a vice-governador Simone Tebet, a senadora da República Marisa Serrano, os deputados estaduais Antônio Carlos Arroyo, Junior Mochi e Marcio Monteiro, secretária de Estado de Trabalho e Assistência Social, Tania Mara Garibi; superintendente de Projetos Especiais, Dulce Maria Martins; reitor da UCDB, padre José Marinoni; reitor da UEMS, professor doutor Gilberto José de Arruda; reitora da UFMS, Célia Maria Silva Oliveira; representantes das demais instituições, supervisores de estágio, professores e alunos de universidades.

 

Por: Da Redação