Estado

Futuros agentes penitenciários falam das expectativas e desafios da nova profissão

 

Com 435 novos profissionais formados para atuarem nas unidades da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário de Mato Grosso do Sul (Agepen/MS), os futuros agentes penitenciários prometem trazer mais vigor e novas ideias para contribuírem com o trabalho da instituição. A solenidade de formatura foi realizada na manhã desta quarta-feira (1º), na Capital, com a presença do governador Reinaldo Azambuja.

Tendo como missão assegurar a custódia de presos provisórios e sentenciados, bem como a execução das penas de prisão, além de buscar promover a ressocialização e reintegração do sentenciado quando de seu regresso à sociedade, os futuros servidores da Agepen, todos com nível superior, garantem que veem como a principal incumbência do novo trabalho o desafio de “transformar pessoas”, por meio do tratamento penal e de ações de ressocialização, bem como a garantia do cumprimento da justiça a serviço da paz social.

Aluna Fernanda Oliveira
Aluno Fabrício Damázio

“Acredito que poderemos contribuir com mudanças reais e concretas, aperfeiçoamentos, unindo novas ideias à experiência de profissionais mais antigos, revigorando o fôlego no sistema prisional”, destacou a formanda do Curso de Formação da Agepen, Fernanda Oliveira Pereira, 28 anos.

Para o futuro agente penitenciário Fabrício Damázio Bomfim, 31 anos, que veio de Dourados para participar do curso de formação na Capital, a profissão é de muita responsabilidade e requer ética e compromisso. “É essencial que saibamos lidar com pessoas, termos o equilíbrio de saber se impor, mas com dignidade e educação, dentro do que estabelece a lei”, disse.

Aluna Andressa Riayne

Primeira colocada no curso de formação, Andressa Riayne de Moraes, 26 anos, revelou que se esforçou bastante para se destacar nas provas e no estágio, apesar de não esperar o resultado obtido. Segundo ela, durante o período de preparação para exercer a função de agente penitenciário no Estado teve a convicção da importância de se dedicar às ações de reinserção social, como iniciativas que fomentem o trabalho e a educação nos presídios do estado. “Entrei com uma visão, que presídio é para prender, e hoje eu vejo que essas pessoas vão retornar ao convívio social e somente a possibilidade de real mudança de vida fará a diferença”, declarou.

Coordenado pela Escola Penitenciária de Mato Grosso do Sul (Espen), o 36º Curso de Formação de Agentes Penitenciários teve carga horária total de 420 horas/aula. Devido à quantidade de formandos, maior da história da Agepen em um mesmo curso de formação, o grupo foi dividido em 10 turmas que tiveram aulas simultâneas.

Durante dois meses, os futuros novos profissionais da Segurança Pública passaram por uma série de testes, exames e aulas, cujos conteúdos envolveram conhecimentos sobre direitos humanos e cidadania, legislação, gerenciamento de crise, defesa pessoal, normas e rotina prisional, primeiros socorros e outros.

Com a solenidade de formatura, agora eles aguardam a classificação final, que será divulgada pela Secretaria de Estado de Administração e Desburocratização (SAD) para serem nomeados ao exercício das funções. Os 435 futuros agentes penitenciários irão atuar nas áreas de Segurança e Custódia, Assistência e Perícia e Administração e Finanças.

 

Por: Da Redação