Estado

Fiems participa de exposição e seminário empresarial no Paraguai

 

No âmbito das ações de aproximação comercial do Estado com o Paraguai, a Fiems vai participar, em Assunção, da 30ª Exposição Internacional de Pecuária, Indústria, Agricultura, Comércio e Serviços do Paraguai (Expo 2011) e do Seminário de Integração Empresarial Paraguai – Mato Grosso do Sul. A Expo 2011 será realizada deste sábado (09/07) até o dia 24 de julho, no Parque de Exposições da cidade de Mariano Roque Alonso, região metropolitana de Assunção, enquanto o Seminário de Integração Empresarial está programado para a próxima sexta-feira (15/07), no Centro Cultural da Embaixada de Brasil no Paraguai, em Assunção.

Segundo o presidente da Fiems, Sérgio Longen, a presença do setor industrial sul-mato-grossense nesses dois eventos integra a articulação do Sistema Indústria para fomentar o comércio do Estado com Paraguai iniciada em 2009 e intensificada em outubro do ano passado com a vinda à Capital de missão empresarial paraguaia encabeçada pelo ministro de Indústria e Comércio do Paraguai, Francisco Rivas Almada, e pelo embaixador do Brasil no Paraguai, Eduardo dos Santos. Na época, o Governo do Estado assinou protocolo de intenções e de acordos bilaterais na área de empresarial com o Paraguai e foi realizada rodada de negócios, que movimentou R$ 20 milhões.

Expo 2011

A partir deste sábado, no Espaço Brasil do Parque de Exposições da cidade de Mariano Roque Alonso, a Fiems conta com um estande para expor as amostra de produtos de 56 empresas sul-mato-grossenses. O coordenador do CIN (Centro Internacional de Negócios) da Fiems, Fábio Fonseca, explica que vão participar do espaço empresas de diversos segmentos, como confecção, alimentos, sementes, máquinas, forros, ferragens em geral, máquinas para refrigeração, prensas hidráulicas para fabricação de blocos ecológicos, moveleiro, plásticos para setor de alimentos, embalagens plásticas flexíveis, água mineral, móveis em metal, lã de aço, cintas pós-cirúrgicas, calçados, produtos cerâmicos, fabricação de amido, eletrodomésticos, serviços gráficos, entre outros.

Ele destaca que se trata de uma oportunidade única do setor empresarial de Mato Grosso do Sul mostrar sua produção para potenciais compradores paraguaios. “O Paraguai tem uma população de 6 milhões de habitantes, que podem virar consumidores dos produtos de Mato Grosso do Sul, portanto, as empresas que disponibilizaram amostras saem na frente na conquista desse novo mercado”, avaliou, completando que o estande da Fiems na Expo 2001 ficará localizado em um local de destaque no Pavilhão Brasil.

Seminário

Na próxima sexta-feira, no Seminário de Integração Empresarial, Mato Grosso do Sul será representando pelo presidente da Fiems, Sérgio Longen, que falará sobre o Sistema Fiems e as oportunidades de integração com Paraguai, e pela secretária estadual de Produção, Indústria, Comércio e Turismo, Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias, que abordará o apoio e melhoramento da infraestrutura produtiva na faixa de fronteira do Estado com o Paraguai. Além disso, o evento também terá uma apresentação da diretora de operações do Sebrae/MS, Maristela Oliveira França, sobre o projeto “Mato Grosso do Sul sem Fronteiras”, e do presidente da Biosul (Associação de Produtores de Bioenergia de Mato Grosso do Sul), Roberto Hollanda, a respeito do ZEE (Zoneamento Econômico Ecológico) do setor sucroenergético.

Com a presença do embaixador do Brasil no Paraguai, Eduardo dos Santos, e do ministro de Indústria e Comércio do Paraguai, Francisco Rivas Almada, o Seminário ainda terá a apresentação do diretor nacional da Rediex (Rede de Investimentos e Exportações) do Ministério de Indústria e Comércio do Paraguai, Oscar Stark, sobre as oportunidades de negócios da integração Paraguai-Brasil. Para encerrar o evento, o chefe do setor de promoção comercial e turismo da Embaixada do Brasil no Paraguai, Cristiano Berbert, discorrerá sobre o panorama do comércio Paraguai-Brasil.

 

Por: Da Redação