Estado

Fiems lança Volta das Nações 2011 com expectativa de atrair 10 mil atletas

 

O presidente da Fiems, Sérgio Longen, e o diretor-executivo da TV Morena, Nicomedes Silva Filho, lançaram, ontem (10/05), no 5º andar do Edifício Casa da Indústria, a edição 2011 da Meia-Maratona Internacional do Pantanal Volta das Nações com a expectativa de atrair 10 mil atletas nas três provas do maior evento de atletismo de Mato Grosso do Sul – meia-maratona de 21 km, corrida de 10 km e caminhada de 7 km. “O nosso evento esportivo aperfeiçoa-se a cada edição, marcando a comemoração da criação do Estado com o incentivo à prática esportiva e à melhoria da qualidade de vida”, disse Sérgio Longen.

Ele acrescenta que é uma grande satisfação para o Sistema Fiems realizar essa ação de cidadania em parceria com a TV Morena, proporcionando a inclusão por meio de uma atividade esportiva. “Lançamos o evento agora para que os atletas tenham tempo de se preparar para as três provas que integram a Volta das Nações”, declarou, completando que o evento já provoca uma mudança no comportamento das pessoas, que começam a se exercitar para participar da competição de atletismo.

Para o diretor-executivo da TV Morena, Nicomedes Silva Filho, a Volta das Nações é mais do que uma competição. “Trata-se de um estímulo à prática da atividade esportiva com o objetivo maior de mobilizar as pessoas para que pratiquem alguma atividade física. Por isso, é importante tratar do assunto com antecedência e, daqui até outubro, nós vamos trabalhar de várias formas, com chamadas educativas, indicando a melhor forma de se preparar, escolha correta do tênis, da roupa, alimentação. Tudo para que até outubro as pessoas já estejam de fato preparadas para a prova”, disse.

Mobilização

Neste ano, os atletas participantes da Volta das Nações vão contar com o apoio de 30 motociclistas da Ciptran (Companhia Independente de Policiamento de Trânsito da Polícia Militar), que vão atuar como batedores, fazendo a segurança dos corredores. “É uma prova que ocorre sem qualquer incidente, justamente por conta da organização e estrutura montada”, disse o comandante da Ciptran, coronel PM Alírio Vilassanti Romeiro.

Já o chefe de fiscalização de trânsito da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito), Eder Vera Cruz da Silva, destacou que é uma grande satisfação participar de eventos que prestigiem o pedestre. “Quando paramos o veículo para dar passagem ao pedestre, passamos a ser mais ator na questão da mobilidade”, disse, ressaltando que as provas são realizadas em um percurso bem arborizado e de grande beleza.

Essa também é a opinião da presidente da FAMS (Federação de Atletismo de Mato Grosso do Sul), Valéria Gonçalves, que ressalta o fato de a prova colocar Campo Grande e o Estado no cenário nacional e internacional do atletismo. “Sem dúvidas a Volta das Nações incentivou o crescimento de outras provas e criou um ambiente da prática da corrida”, analisou.

Para o casal de atletas Paulo Donato, 56 anos, e Mary Donato, 55 anos, que vai participar pela terceira vez da Volta das Nações, a competição já faz parte do calendário de atletismo nacional e não tem como ficar de fora. “Independentemente da classificação, participar e concluir o percurso já é uma grande vitória. É uma conquista importante conseguir chegar e desperta o senso de superação, mas tudo isso é preciso fazer com cuidado, já começar desde já a se preparar para conseguir concluir o percurso”, orientou Mary Donato, que ficou em primeiro lugar na faixa etária dela nas duas primeiras edições.

 

Por: Da Redação