Estado

Escolas particulares darão 7,5% de reajuste salarial aos funcionários

 

Da Redação

Professores e funcionários de escolas particulares terão 7,5% de reajuste salarial retroativo a 1º de março. O acordo foi fechado ontem (18), na quinta rodada de negociação com os donos de escolas através de seus respectivos sindicatos: Sintrae/MS (laboral) e Sinepe/MS, informa Ricardo Martinez Froes, presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino de Mato Grosso do Sul (Sintrae).

Além desse percentual, que ficou acima do acumulado da inflação dos 12 meses que antecederam a data base (6,36%), os dois sindicatos estabeleceram também outras questões como: férias docentes fixadas a partir de 26 de dezembro; – O percentual de 7,3% aos salários de todos os trabalhadores, inclusive aos pisos, com exceção da Educação Infantil, Ensino Fundamental (1º ao 5ºano) e dos Auxiliares que terão 7,5% para os pisos somente.

Ricardo Martinez Froes informou que ficou acordado também que os Os reajustes serão aplicados a partir de primeiro de março, sendo 6,36% no mês de março e mais 0,94% em abril, totalizando os 7,3%. Já o piso da Educação Infantil, Fundamental 1 e Administrativos e auxiliares terão 7,5%.

Foi aprovado também a inclusão de cláusula de bolsa a serem concedidas pelas escolas aos trabalhadores. “Não foi o que esperávamos nesta negociação, porém não está longe do seria conseguido nas áreas dos tribunais. Vez que temos leis que vedam a indexação salarial e com isso, os juízes ficam com as mãos amarrada e não podem conceder reajustes acima da inflação”, explicou Ricardo acrescentando ainda que o momento é de comemoração pela conquista de percentuais acima da inflação. “Temos que celebrar a conquista que foi além da inflação do período, graças aos nossos esforços em fazer uma negociação pautada na responsabilidade de nossa representação”, acrescentou. (Informações da Ass. Imp. Sintrae – 9983-2896)