Estado

Em MS, apenas 9,3 % dos candidatos foram aprovados em exame da OAB

 

Apenas 9,3% dos acadêmicos de Direito em Mato Grosso do Sul foram aprovados nas duas fases do último Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em dezembro do ano passado, segundo dados divulgados pela OAB no estado nesta terça-feira (5). De 2.175 inscritos apenas 204 conseguiram passar na prova.

O presidente da OAB/MS, Leonardo Avelino Duarte, afirma que o número é alarmante, mas lembra que o índice de aprovação não foi o mais baixos dos últimos anos. No exame aplicado no final de 2009 apenas 9% dos candidatos do estado foram aprovados. Duarte afirma ainda que os baixos índices de aprovação estão são decorrentes da falta de preparo dos candidatos.

“Hoje muitos alunos ingressam no curso de Direito com problemas remanescentes do 2º grau, sem habilidades de interpretação de texto ou de escrita, e muitas vezes não conseguem sanar esses problemas durante a faculdade”, analisa o presidente.

Outro problema apontado por Duarte, é a falta de prática jurídica durante o período acadêmico. “Os alunos não podem se contentar apenas com as aulas teóricas porque a prática jurídica é igualmente importante para a formação”.

Ariadne Silva, de 20 anos, é acadêmica do 4º ano de Direito da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Ela conta que, além das aulas da graduação, também faz um cursinho preparatório para o exame da OAB. “A maioria dos acadêmicos de Direito faz um cursinho porque na universidade não vemos todo o conteúdo que é exigido na prova”, conta a acadêmica.

O Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) divulgou uma lista das 90 entre as 610 faculdades brasileiras cujos estudantes de Direito se submeteram à última edição do Exame de Ordem, mas, no entanto, não tiveram nenhum candidato aprovado após as duas etapas do exame.

O documento do índice zero de aprovação aponta que quatro instituições de ensino em Mato Grosso do Sul aparecem na lista. (G1-MS)

 

Por: Da Redação