Estado

Desafio Sebrae: Jogo estimula atitude empreendedora entre universitários de diferentes cursos

 

Cerca de um terço dos empreendedores individuais formalizados no País tem entre 18 e 30 anos. São cerca de 320 mil jovens que preferiram tocar um negócio próprio em vez de buscar o emprego formal. Segundo a pesquisa, divulgada pelo Sebrae Nacional no final de abril, essa realidade é percebida nas cinco regiões brasileiras.

Em Mato Grosso do Sul, universitários de diferentes áreas do conhecimento e com os mais diversos objetivos irão participar do jogo virtual Desafio Sebrae, que está com inscrições abertas em todo o País até o dia 11 de maio. Com o lema “A ideia é fazer a diferença”, a proposta deste ano é a administração de uma indústria de bicicleta e os jovens participantes terão que adotar estratégias para suas empresas gerarem lucro se preocupando com a preservação do meio ambiente.

Todos os anos, a competição aborda um tema muito atual para que o estudante seja preparado a atuar de acordo com as mais recentes exigências do mercado. “Durante a disputa, os jogadores poderão comprovar como funciona o dia a dia de um negócio próprio e verificar que empresas sustentáveis também alcançam grandes rendimentos”, expõe a interlocutora estadual do Desafio Sebrae, Maria Cristina Campaner.

Segundo ela, as equipes já começaram a ser formadas, com três a cinco pessoas de diferentes cursos de graduação e modalidades, como presencial, à distância e tecnólogo. “Percebemos que independente da área de atuação o interesse deles é se preparar melhor para o mercado”, avalia. “Há uma quebra de paradigmas que faz com que o jogo receba diferentes visões e isso é enriquecedor para quem participa”, reforça.

No ano passado, 382 equipes de 45 cidades participaram do jogo em Mato Grosso do Sul. Do total de acadêmicos, 41 chegaram à fase final e, destes, 28 eram graduandos de Administração e os demais de outras áreas, como Ciências da Computação, Biologia, Enfermagem, Psicologia e Direito.

Após ouvir os comentários do irmão, que já participou duas vezes do game, o universitário André Tolentino de Oliveira que cursa Ciências Biológicas, em Campo Grande, decidiu também tentar. “Por mais que seja um campo diferente do que atuarei, ter o conhecimento sobre administrar uma empresa é importante para qualquer profissional”, avalia.

A acadêmica Cristiane Santos que está no primeiro semestre de Administração pretende montar uma empresa até o final do curso. Os membros de sua equipe no jogo serão, no futuro, seus sócios. Para ela, essa será uma oportunidade de ter uma base prática sobre gerenciamento e de verificar as aptidões de cada um nas várias demandas de um negócio próprio. “O jogo é uma maneira de aprimorar tudo o que temos aprendido na faculdade, e quando tivermos nossa empresa já poderemos nos prevenir de certos problemas”, ressalta.

Para o consultor Paulo do Valle, todas as pessoas nascem com características empreendedoras, mas nem todos a desenvolvem. “Se nos conhecemos bem, a possibilidade de potencializar nossas qualidades é maior, tudo depende de nossas atitudes”, ressalta.

Estudante de Economia em Campo Grande, Danillo Dias de Lima, venceu a etapa estadual do Desafio Sebrae em 2010, disputou a semifinal em Recife, junto com sua equipe, e conta que o jogo ajudou em seu crescimento profissional. “Consegui um emprego e tive bastante reconhecimento pelo professores e colegas de faculdade”, afirma.

As inscrições para o Desafio Sebrae estão abertas até o dia 11 de maio e podem ser feitas pelo site www.desafio.sebrae.com.br.

Mais informações no 0800-570-0800.

 

Por: Da Redação