Estado

Deputados da Comissão de Direitos Humanos visitam indígenas feridos em massacre em Caarapó

 

Na noite desta quarta-feira (15), o deputado federal Zeca do PT acompanhou os deputados membros da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara, Paulo Pimenta (PT/RS) Padre João (PT/MG) na visita realizada aos indígenas baleados no último dia 14 de junho, durante conflito envolvendo produtores rurais e indígenas no município de Caarapó. Pelo menos cinco indígenas estão internados após terem sido feriados com armas de fogo.

Acompanhados do Policiamento da Força Nacional, a comissão seguiu nesta manhã para o local do conflito, onde o agente de saúde indígena Clodioudo Aguile Rodrigues dos Santos, de 26 anos foi assassinado.

Segurança

Logo após o incidente na terça-feira, os deputados Zeca do PT e Vander Loubet (PT-MS) estiveram na presidência conversando assessores do presidente interino, Michel Temer (PMDB-SP) solicitando intervenção da Polícia Federal para conter a onda de violência na região, que tem vitimado principalmente a população indígena de Caarapó (MS). Os deputados foram prontamente atendidos pela presidência, que acionou o Ministério da Justiça para garantir a presença da Polícia Federal e Força Nacional para dar tranquilidade na área de conflito.

Solidariedade

A bancada do PT-MS na Câmara Federal se solidarizou com os familiares do agente de saúde, Clodioudo e ao povo Guarani pelo grave atentado sofrido, pediu a apuração imediata dos responsáveis por este bárbaro crime, que envolveu diversos pistoleiros,jagunços e fazendeiros da região que patrocinaram o ataque, que contou com um grupo de atiradores fortemente armado em caminhonetes, motocicletas, cavalos e até tratores. (Assessoria de Imprensa)

 

Por: Da Redação