Estado

Bibliotecas do Sesi disponibilizam em agosto consultas online de acervo

 

A partir de agosto as 30 bibliotecas da Indústria do Conhecimento do Sesi passam a disponibilizar um software que possibilita empréstimos, reservas, renovação e consultas online do acervo de livros das unidades instaladas nas cidades de Campo Grande, Dourados, Três Lagoas, Aquidauana, Corumbá, Sidrolândia, Ponta Porã, Nova Andradina, Rio Verde, Naviraí, Costa Rica, Iguatemi, Bataguassu, São Gabriel do Oeste, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Maracaju, Paranaíba, Inocência, Chapadão do Sul, Amambai, Aral Moreira, Sete Quedas, Aparecida do Taboado, Água Clara e Terenos.

Para manusear o software, que é desenvolvido pela Rede Pergamum – Sistema Integrado de Bibliotecas para melhorar a qualidade global dos serviços dos usuários -, os monitores das 30 bibliotecas da Indústria do Conhecimento do Sesi Estado estão sendo capacitadas, hoje (21/06) e amanhã (22/06), no Laboratório de Informática da FatecSenai Campo Grande, durante o Encontro do Projeto Comunicação e Marketing – Capacitação no Software Pergamum. De acordo com a coordenadora de educação do Sesi, Simone Figueiredo Cruz, a capacitação é o resultado final do projeto, porém algumas etapas ainda estão sendo realizadas, como por exemplo, a catalogação do acervo.

“Pelo menos 70% do nosso acervo já foi catalogado e, durante o mês de julho, faremos os testes para que, no mês de agosto, o software já ser instalado em todas as bibliotecas da Indústria do Conhecimento do Sesi”, disse Simone Cruz, destacando que a inovação é mais um progresso no que diz respeito ao acesso das pessoas à leitura. “A cada criança, aluno e mãe que pisar em uma biblioteca do Sesi, o monitor estará colaborando para o crescimento intelectual e social, pois um mundo melhor se faz por leitores”, pontuou.

Monitores

Segundo a bibliotecária do Sesi, Josiane de Oliveira, as 30 bibliotecas da Indústria do Conhecimento do Sesi atingiram, nos três últimos meses deste ano (março, abril e maio), 45,9 mil atendimentos, o que representa uma média de 15,3 mil atendimentos por mês nas 30 unidades distribuídas por 26 municípios do Estado. “Com a melhoria da infraestrutura das bibliotecas que está sendo realizada pelo Sesi e o desenvolvimento de ações diversas nas áreas de cultura, a quantidade de usuários dos serviços devem continuar aumentando”, acredita.

Ela informa que, além da capacitação, os monitores receberam camisetas, materiais de comunicação (impresso e digital) para divulgarem o projeto nas comunidades, bem como o regulamento que deverá ser utilizado para o oferecimento do novo serviço nas bibliotecas. “Os monitores serão responsáveis pela multiplicação das informações juntos aos outros que permaneceram nas bibliotecas e também para os usuários dos serviços disponibilizados nas unidades”, explicou.

Para Silvia Anselmo Girão, monitora da Biblioteca da Indústria do Conhecimento do Sesi em Três Lagoas, a tecnologia será indispensável durante os novos processos da unidade, além de aumentar exponencialmente o acesso aos livros do acervo. “Acredito que o software irá atrair mais leitores, pois poderão levar os livros para casa, possibilitando uma leitura mais agradável e sem hora marcada”, previu, lembrando que na cidade são duas unidades em funcionamento.

De acordo com Janine Aparecida Ferreira, monitora da Biblioteca da Indústria do Conhecimento do Sesi em Aquidauana, a procura mesmo sem a facilidade de empréstimo já é muito grande. “Recebemos aproximadamente de 500 a 600 visitas mensais na unidade. Esse número é muito bom”, disse, ressaltando que a expectativa é de que os leitores fiquem mais ansiosos e retornem mais vezes à biblioteca.

 

Por: Da Redação