Estado

Após novos ataques, Zeca do PT quer Força Nacional para segurança indígenas em MS

Presidente da Funai (Fundação Nacional do Índio), João Pedro e o deputado federal Zeca do PT

 

Presidente da Funai (Fundação Nacional do Índio), João Pedro e o deputado federal Zeca do PT

O deputado federal Zeca do PT se reuniu com presidente da Funai (Fundação Nacional do Índio), João Pedro para demonstrar a insatisfação com a falta de segurança imposta aos indígenas da ocupação Kurusu Ambá, em Coronel Sapucaia (MS), a 400 km de Campo Grande.

De acordo com representantes dos índios guarani-kaiowá da região, um ataque de pistoleiros no último domingo (31) destruiu os barracos do acampamento, que foram totalmente queimados.

“Estive com o Presidente da Funai, João Pedro retratando o clima de terror imposto aos índios em Coronel Sapucaia. A Funai irá cobrar do Ministério da Justiça a omissão da Polícia Federal em Mato Grosso do Sul. Vamos solicitar junto com a bancada estadual do PT, que o governo do Estado requeira novamente a presença da Força Nacional na região”, comentou Zeca ao relatar a visita a Funai.

Ataque

Segundo Cimi (Conselho Indigenista Missionário), os indígenas foram atacados no dia 31 de janeiro, após a tentativa de retomada da fazenda Madama. Em represália, pistoleiros atacaram os três acampamentos que compõem Kurusu Ambá. Um grupo de homens armados não identificados em ao menos três caminhonetes atacaram a tiros a nova área retomada pelos indígenas, na fazenda Madama, expulsando os Kaiowá do local.

Pouco depois, o grupo de caminhonetes se aproximou do segundo acampamento de Kurusu Ambá, onde incide a fazenda Barra Bonita e incindiaram todos os barracos dos indígenas. Os indígenas procuraram abrigo no terceiro acampamento do tekohá, que foi atacado na sequência pelo grupo armado na caminhonete.

Demarcação

A ocupação Kurusu Ambá está a quase uma década aguardando a finalização do processo de demarcação do território tradicional, o que tem agravado o conflito entre fazendeiros e indígenas região. (Assessoria de Imprensa)

 

Por: Da Redação