Estado

André recebe a visita do coordenador da Capes Jorge Almeida Guimarães

 

O governador André Puccinelli recebeu hoje (16), em seu gabinete, a visita do presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Jorge Almeida Guimarães.

A Capes desempenha papel fundamental na expansão e consolidação da pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) em todos os Estados da Federação e atua também na promoção da melhoria na educação básica, desde 2008.

Para o coordenador da Capes, Mato Grosso do Sul tem apresentado bom desempenho na oferta da educação básica e do ensino superior. “A visita teve o propósito de estabelecer as bases de cooperação na educação básica e ampliar a oferta de pesquisas e de cursos de pós-graduação (mestrado e doutorado) entre a Capes e o governo do Estado, que já possuem um acordo. Queremos fortalecer os acordos e prazos para a vigência dos termos estabelecidos”, afirmou o professor doutor Jorge Almeida.

“A educação básica em Mato Grosso do Sul tem avançado com indicadores positivos. Da mesma forma os cursos de pós-graduação. É preciso que o governo tenha atenção à educação básica e vejo que em Mato Grosso do Sul isto acontece. A Capes não atuava na educação básica, mas a partir de 2008, com a nova legislação, passamos a atuar nesta área também”, afirmou Guimarães.

Junto às universidades do Estado e às instituições de pesquisa, a Capes pretende aumentar o número de participação de estudantes de Mato Grosso do Sul em intercâmbios e programas de ensino e pesquisa internacionais. “Queremos fortalecer o intercâmbio entre pesquisadores com outros países”, destacou Almeida.

Guimarães possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1963) e doutorado em Ciências Biológicas (Biologia Molecular) pela Escola Paulista de Medicina – Unifesp (1972). Percorreu todos os níveis da carreira docente, entre eles o de Professor Titular na Universidade Federal Fluminense (UFF). Como membro titular da Academia Brasileira de Ciências, já publicou cerca de 130 artigos científicos originais e orientou 30 mestres e doutores na área da Bioquímica Farmacológica.

Hoje (16), às 20 horas, no Teatro Glauce Rocha, o professor Jorge Guimarães recebe o título de “Doutor Honoris Causa” da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

Acompanharam a vista do diretor da Capes a secretária de Estado de Educação, Maria Nilene Badeca da Costa, a secretária de produção e Turismo, Teresa Cristina Corrêa da Costa, os reitores das universidades Federal e Estadual de Mato Grosso do Sul, respectivamente, professora Celia Maria da Silva Correa Oliveira e professor Fábio Edir dos Santos Costa, e o diretor-geral da Embrapa Gado de Corte, Cleber Soares.

 

Por: Da Redação