Estado

Aftosa: Encerra hoje prazo para declarar vacinação pela internet

 

A Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro) informa os produtores rurais das regiões do Planalto e Zona de Fronteira que encerra hoje, 15 de dezembro, e não será prorrogado o prazo para efetuar a declaração da vacinação contra febre aftosa. Nesta etapa o procedimento deve ser realizado através do site da Iagro – www.iagro.ms.gov.br – clicando no link Saniagro, localizado do lado direito da tela.

O sistema é simples. Ao clicar no link o produtor será redirecionado para a página do Saniagro Web, onde deverá selecionar o tipo de acesso “Produtor”, informar sua Inscrição Estadual (IE) ou CPF e senha de acesso ao sistema (senha de 6 a 10 dígitos, pessoal/intransferível, que o produtor cadastra na Iagro). Caso o produtor não esteja cadastrado o sistema informará com a mensagem “Dirija-se a um escritório da Iagro para obter a senha de acesso”.

Prosseguindo, o produtor deverá selecionar em “Registrar a vacinação”. Um dos pontos observados é que o pecuarista pode comprar vacina contra febre aftosa mais de uma vez, porém a declaração continua sendo única. Já quando houver alteração no rebanho (nascimento de bezerros, evolução de era, morte ou consumo), o sistema estará apto a emitir o Comprovante de Alteração de Estoque (CAE). Após a confirmação dos dados, o Saniagro gera uma mensagem automática para que o pecuarista saiba que sua declaração foi validada.

Vacinação Pantanal

O prazo para imunização do rebanho de bovídeos no Pantanal Sul-Mato-Grossense também termina nesta quinta-feira (15) para os optantes desta etapa. Já o prazo para declaração se estende até o dia 30 de dezembro, porém, em continuidade aos trabalhos de harmonização de cadastro de rebanhos entre a Iagro e a Secretaria de Fazenda (Sefaz) – iniciado na etapa de maio – após a efetiva vacinação dos animais, os produtores devem preencher a Declaração de Estoque Efetivo de Animais Bovinos e Bubalinos nos termos do Decreto n° 13.150, de 14 de Abril de 2011. O procedimento também é realizado pela internet e está disponível nos sites da Iagro e Sefaz – www.iagro.ms.gov.br e www.sefaz.ms.gov.br.

Após preencher o formulário de Declaração do Estoque o produtor deverá imprimí-lo, assinar e reconhecer firma, e posteriormente entregá-lo na Agencia Fazendária (Agenfa) de seu município onde o mesmo será protocolado devendo o produtor receber uma guia de registro.

Mais informações pelos telefones 67 3901-2717 (Iagro), 3318-3600 (Sefaz) ou 0800-6476713 (Disk Ajuda).

 

Por: Da Redação