Estado

Acordo entre governo e Assomasul garante elevação do Fundo de Investimentos Sociais

 

Acordo selado entre o governo do Estado e a Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul) garantiu um aumento substancial no repasse do FIS (Fundo de Investimentos Sociais) às prefeituras a partir de janeiro deste ano.

Pelo acordo, os valores destinados à aplicação na área social dos municípios saltam de R$ 2,750 milhões em 2011 para R$ 5 milhões este ano, o que representa uma elevação de 82%, conforme cálculos da entidade.

Por lei, a verba destinada às prefeituras é repassada mensalmente obedecendo ao índice de recebimento proporcional do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) do atual exercício financeiro.

Para o presidente da Assomasul, prefeito de Chapadão do Sul, Jocelito Krug (PMDB), a elevação dos valores, além de ser uma conquista dos prefeitos, permitirá maior ação social nos municípios, principalmente onde há maior necessidade de investimento nas camadas mais vulneráveis da população.

“O governador André Puccinelli (PMDB) foi sensível ao apelo dos municípios e não mediu esforços para nos atender, mas quem ganha com isso com certeza é toda a população de Mato Grosso do Sul”, comemorou Krug, ao destacar o aumento dos recursos destinados a área social que é uma das prioridades da administração pública.

O primeiro repasse do FIS referente ao mês de janeiro, foi creditado na conta dos municípios nesta terça-feira, cujo montante estará disponibilizado nesta quarta-feira.

Na avaliação do presidente da Assomasul, o gesto do governador representa mais um incremento para dar continuidade aos programas e projetos desenvolvidos para promover a qualidade de vida da população.

O FIS financia programas de saúde, educação, assistência social, habitação e desenvolvimento agrário.

 

Por: Da Redação