Corumbá

Vereadores de Corumbá debatem com secretário recuperação da cidade

 

Câmara de Corumbá em reuniao com secretário Ricardo Ametlla

Durante mais de três horas, os vereadores de Corumbá debateram com o secretário de Infraestrutura, Ricardo Ametlla, medidas que possam, a curto prazo, recuperar a malha viária da cidade, em condições críticas, e acelerar a conclusão de obras essenciais, como a do Pronto Socorro.

A discussão de assuntos relevantes para a população ocorreu durante a sessão ordinária desta terça-feira. Os vereadores solicitaram a presença do secretário para apresentar um cronograma das ações da prefeitura, depois que inúmeros requerimentos pedindo esclarecimentos e documentos não foram atendidos.

“Esta Casa é a ressonância da população. Os munícipes nos tem cobrado soluções para situações graves, como o isolamento de alguns bairros ainda por conta das chuvas do início do ano, e cumpre seu papel trazendo o secretário para explicar por que a cidade continua sem uma ação emergencial”, explicou Evander Vendramini (PP), presidente do Legislativo.

Segundo Vendramini, a cidade precisa ser preparada para enfrentar algumas situações climáticas e cobrou maior agilidade da prefeitura. “Uma chuva não pode acabar com o asfalto e não vemos resultado das ações de recuperação. É preciso também uma maior atenção da prefeitura às estradas rurais”, disse o vereador.

Para o vereador Dirceu Miguéis (PMDB), a situação da cidade após as chuvas de janeiro e fevereiro demonstra que houve falhas nos projetos de engenharia, como de drenagem. O vereador Antônio Juliano de Barros (PSDB) disse que não se pode colocar a culpa em São Pedro pelos estragos. “O problema é administrativo”, apontou.

Plano de ação

O vereador Rogério Candia (PTB) solicitou ao secretário que envie à Câmara um cronograma das ações que estão sendo desenvolvidas para recuperar a cidade. Oséas Ohara (PMDB) apontou a situação crítica da pavimentação das ruas, como a Gonçalves Dias. “A cidade está mais feia do que na época do Eder Brambilla (ex-prefeito)”, comparou.

Ohara também cobrou a aplicação dos recursos repassados pelo Estado, via Fundersul, que deveriam ser aplicados na zona rural, hoje com estradas em más condições de tráfego. O secretário disse que a prefeitura tem atendido os assentamentos emancipados, sendo questionado pela vereadora Cristina Lanza (PT).

Além de reiterar o envio de respostas aos requerimentos, o vereador Carlos Alberto Machado (PT) pediu ao secretário que se faça uma maior fiscalização das obras públicas realizadas pelas empreiteiras. O seu colega de bancada João Bosco da Silva e Souza realçou os investimentos da prefeitura em infraestrutura desde 2005.

Pronto Socorro

O vereador Marcos de Souza Martins (PT), o Marquinhos, solicitou ao secretário maior transparência na seleção das famílias contempladas nos programas habitacionais, surgindo denúncias, durante a sessão, de que bolivianos não residentes em Corumbá foram inscritos e aprovados. Ametlla prometeu publicar a lista dos contemplados.

Marquinhos pediu esclarecimentos sobre a demora na conclusão da reforma do Pronto Socorro, enquanto a população vem sendo atendida “em um cubículo” do Hospital de Caridade. Ametlla disse que o projeto teve que ser readequado e não deu prazo para conclusão das obras.

O secretário se comprometeu com o vereador Roberto Façanha (PMDB) em enviar à Câmara os documentos requeridos, como relatórios e cronogramas dos serviços que vem sendo executados ou programados. Ametlla informou que o viaduto da rua 13 de Junho será concluída em setembro.

 

Por: Da Redação