Corumbá

Vereador sugere criação da “Guarda Florestal Municipal” e do “Florestinha”

 

No mês dedicado ao Meio Ambiente, o vereador Rufo Vinagre (PR) sugeriu na Câmara de Vereadores, a criação de projetos importantes para reforçar a preservação ambiental em Corumbá, maior município pantaneiro.

Um dos projetos sugeridos pelo vereador é a implantação do “Florestinha”, projeto desenvolvido pela Polícia Militar Ambiental, e que atende crianças da rede de ensino. O segundo foi a criação por parte do Poder Executivo, da “Guarda Florestal Municipal”.

De acordo com Rufo, o “Florestinha” já é desenvolvido em Aquidauana, Campo Grande e Bonito e vem realizando um bom trabalho com crianças e adolescentes carentes de 07 a 16 anos.

“A ideia é tirá-los das ruas, dando-lhes a chance de ter uma profissão e ensinando-lhes a serem cidadãos com sensibilidade ambiental”, explicou. “Atualmente, as crianças do Projeto Florestinha realizam nas escolas, trabalhos de Educação Ambiental, por meio do teatro de fantoches e oficinas com vários temas”, continuou.

Entre as atividades estão plantio de mudas de árvores com palestras sobre desmatamento, erosões e importância da flora, fauna, pesca, atropelamentos de animais silvestres. Reciclagem de papel é outro tem abordado, reforçado com palestras sobre os problemas relacionados aos resíduos sólidos.

Guarda Florestal Municipal

Outro projeto é a criação da “Guarda Florestal Municipal”, onde a ideia é aproveitar integradas da Guarda Municipal e capacitá-los para que possam realizar um trabalho ambiental no município.

“Queremos capacitá-los para que eles possam realizar alguns trabalhos de fiscalização e de conscientização pela cidade, ou até mesmo para que possam coibir algumas ações como depredação e destruição. Trabalhos simples, mas de grande importância onde a Polícia Ambiental, devido às outras atribuições maiores, não consegue atender essas menores”, concluiu o vereador. (Assessoria de Imprensa do Vereador)