Corumbá

Sexta-feira: Grupo Casuarina traz as rodas de samba para o Palco das Américas

No repertório do show do Festival América do Sul, a banda traz músicas consagradas

 

No repertório do show do Festival América do Sul, a banda traz músicas consagradas

Muito samba de qualidade produzido pela juventude carioca. É o que traz o grupo Casuarina, um dos principais expoentes nacionais da nova geração sambista, ao palco das Américas, no dia 29, às 22h30, durante o Festival América do Sul, em Corumbá.

Criado em 2001 por Daniel Montes (violão 7 cordas), Gabriel Azevedo (pandeiro e voz), João Cavalcanti (tan tan e voz), João Fernando (bandolim e vocais) e Rafael Freire (cavaquinho e vocais), o grupo faz parte de uma geração cujo alvo é pesquisar e ouvir os sambas que um dia construíram a identidade musical brasileira, mas que há muito tempo estavam desprestigiados. Os músicos não têm medo de contribuir para a renovação desse gênero tão representativo e o fazem através de arranjos inovadores, seleção criteriosa e criativa de repertório e novas composições.

Foram casas como Fundição Progresso, Rio Scenarium e Circo Voador, no Rio de Janeiro, que projetaram o Casuarina, levando o grupo a lançar, no início de 2006, seu disco de estreia, “Casuarina”. O segundo CD, “Certidão”, saiu em outubro de 2007. O grupo ousou e apostou em composições próprias: das 14 faixas, dez são autorais. O último CD, “MTV Apresenta: Casuarina”, acaba de ser lançado, editado em CD, DVD e Blu-Ray. O trabalho foi gravado ao vivo em uma roda de samba na Fundição Progresso.

Em seus nove anos de carreira, o grupo recebeu nos palcos por onde passou artistas como Alcione, Almir Guineto, Arlindo Cruz, Beth Carvalho, BNegão, Délcio Carvalho, Dudu Nobre, Elza Soares, Gabriel O Pensador, Hamilton de Holanda, Leila Pinheiro, Lenine, Luis Carlos da Vila, Maria Rita, Monarco, Moraes Moreira, Nei Lopes, Nelson Sargento, Pedro Luis, Roberta Sá, Sandra de Sá, Teresa Cristina, Walter Alfaiate, Wilson Moreira, Yamandu Costa e Zélia Duncan, entre outros.

No repertório do show do Festival América do Sul, a banda traz músicas como “É isso aí”, de Sidney Miller, “Canto do Trabalhador”, de Paulo César Pinheiro e João Nogueira, “O Dia se Zangou”, de Mauro Diniz e Ratinho, “Senhora Liberdade”, do mestre e padrinho do grupo Wilson Moreira, entre outros gratos ‘achados’ no baú do samba. As autorais “Certidão”, de João Fernando e João Cavalcanti e “Vaso Ruim”, de Gabriel Azevedo e Diego Zangado, também estão garantidas, seguidas por pérolas como “Chiclete com Banana”, de Gordurinha e Almira Castilho, e “Canto de Ossanha”, de Baden Powell e Vinícius de Moraes.

Para saber mais sobre o grupo e ouvir os principais sucessos, basta acessar: www.casuarina.com.br . E toda a programação do 8º Festival América do Sul, pode ser conferida em www.festivalamericadosul.com.br.

 

Por: Da Redação